Buscar

17/12/2019 às 11:30, Atualizado em 17/12/2019 às 09:56

Libertadores: Flamengo, Grêmio e Palmeiras serão cabeças de chave

A Conmebol divide os potes com base no ranking da entidade, que é atualizado uma vez ao ano.

Flamengo, Racing, LDU e Corinthians. Esse é um possível grupo da Libertadores de 2020. A Conmebol divulgou os potes para o sorteio das chaves da próxima edição do torneio. A cerimônia será nesta terça-feira, dia 17 de dezembro, às 20h30 (de Brasília), em Luque, no Paraguai, na sede da entidade.

Atual campeão, o Rubro-Negro é um dos três brasileiros cabeças de chave, ao lado de Grêmio e Palmeiras. Santos e São Paulo aparecem no pote 2. O Athletico-PR está no pote 3 do sorteio. Corinthians e Internacional estão no pote 1 da fase prévia da competição. Os outros cabeças de chave são River Plate, Boca Juniors, Nacional-URU, Peñarol e Olimpia.

A Conmebol divide os potes com base no ranking da entidade, que é atualizado uma vez ao ano. A versão para 2020 ainda não foi divulgada, portanto não é possível saber ainda a posição oficial de cada equipe. São três itens que formam a pontuação de cada clube:

O desempenho histórico dos clubes, nas edições de 1960 até 2009, com pontos para quem foi campeão, vice, chegou à semifinal, além de vitórias e empates em qualquer fase desde a disputa nos grupos;

A pontuação dos últimos 10 anos, com peso maior e decréscimo de 10% a cada edição anterior – ou seja, o Flamengo, atual campeão, teve 10% a mais em relação ao vencedor de 2018, o River Plate, e assim por diante

Além disso, títulos nacionais conquistados entre 2010 e 2019 também foram computados, porém com peso menor. As Copas de cada país não entram na conta.

Os times que entram na fase prévia também são divididos em dois potes para o sorteio dos confrontos e são divididos de acordo com a posição no ranking. No entanto, os quatro classificados entrarão no pote 4 da fase de grupos.

Equipes do mesmo país só ficarão na mesma chave caso uma delas tenha se classificado da fase prévia. Ou seja, o Corinthians e o Internacional podem cair em grupos onde estejam um dos demais brasileiros.

Três times bolivianos e um chileno ainda seguem indefinidos nos potes divulgados pela Conmebol. O The Strongest está garantido, mas ainda não sabe em qual fase entrará. O representante do Chile sairá da Copa do país e pode ser Universidad de Chile ou Unión Española, que fazem uma das semifinais. Quem avançar à decisão herda a vaga.

Fonte - GloboEsporte.com

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.