Publicado em 10/08/2016 às 15:00, Atualizado em 10/08/2016 às 18:02

Ícone do judô brasileiro, Tiago Camilo leva virada e é eliminado nas oitavas

Redação,

Tiago Camilo entrou no tatame da Arena Carioca 2 já eternizado na história do esporte brasileiro. Dono de duas medalhas olímpicas (prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008) e em sua quarta participação nos Jogos, o veterano de 34 anos é considerado o judoca mais técnico do país. Entretanto, apesar de estar muito bem fisicamente, ele não tem mais a mesma explosão que lhe deu também o título mundial de 2007. Esse ponto acabou fazendo a diferença, nesta quarta-feira, no duelo de oitavas de final contra o Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão, que é nove anos mais novo do que o paulista. Tiago saiu na frente com um yuko, mas acabou tendo menos gás para atacar na reta final da luta, sofreu um wazari e acabou dando adeus antes das quartas na sua última Olimpíada. Ao deixar o tatame da Arena Carioca 2, o judoca que fez parte de várias gerações da seleção brasileira foi bastante ovacionado pela torcida, que soube reconhecer a sua importância. Pouco antes de Tiago ser eliminado, Maria Portela, do até 70kg, havia sido desclassificada por entrada irregular de golpe no duelo de oitavas de final contra a austríaca Bernadette Graf.

Mesmo tendo feito apenas duas lutas na Rio 2016, Tiago não deixou de presentear o público com a sua maior marca na carreira: a busca incessante pelo golpe perfeito. Foi com um bonito ippon a vitória sobre o sul-africano Zack Piontek, pela primeira rodada.

- É um sentimento de amor que sempre tive pelo judô e toda minha história no esporte. Fico triste por encerrar assim, sem medalha. Mas fico feliz pelo meu desempenho. Tinha lutado contra esse atleta do Azerbaijão umas duas vezes, ganhei uma e perdi outra. Errei na pegada. Não vou a Tóquio 2020 e queria muito ter conquistado minha terceira medalha. Judô é assim. Tenho duas medalhas e uma boa história. Olimpíada não tem dono e é diferente de qualquer competição. Tem vários atletas chegando do mundo todo. O judô brasileiro cresceu bastante, mas tem que crescer mais porque os outros países encostaram também - afirmou Tiago.

Assim, o judô brasileiro teve o seu pior dia nos tatames do Rio. Nos quatros dias anteriores, ao menos um representante do país chegou ao bloco da tarde, quando são disputadas a repescagem, semifinais e finais. Até aqui, a seleção brasileira conquistou "apenas" o ouro com Rafaela Silva, mas frustrou as expectativas que tinha de medalha com Sarah Menezes (até 48kg), Érika Miranda (até 52kg) e Victor Penalber (até 81kg). Na terça-feira, o medalhista de bronze no Mundial do ano passado, o carioca decepcionou nesta terça-feira, ao cair nas oitavas de final. Mariana Silva surpreendeu no até 63kg e acabou em quinto.(Com informações da FolhaPress).