Publicado em 06/07/2025 às 15:02, Atualizado em 06/07/2025 às 17:21
Lando já possuía dois pódios correndo em casa e chegou em segundo lugar na edição 2023 da prova, mas até então, a vitória em Silverstone ainda era um desejo a ser alcançado.
Chuva no Circuito de Silverstone quase sempre é sinônimo de caos, e não foi diferente no GP da Inglaterra deste domingo: Lando Norris conquistou uma vitória inédita correndo em casa, sobrevivendo aos colapsos causados pelo mau tempo. Oscar Piastri, punido, chegou em segundo lugar à frente de um inesperado Nico Hulkenberg - que fatura o primeiro pódio da carreira após 238 GPs disputados. Gabriel Bortoleto, por sua vez, acabou abandonando após bater no início da disputa.
Hulkenberg, que estreou na F1 há 15 anos na temporada 2010, largou do 19º lugar. O alemão ganhou oito colocações só na largada e contou, ainda, com os abandonos, para manter-se na zona de pontuação - foram cinco, ao todo. Os pit stops dos rivais ajudaram a abrir caminho e, nas últimas voltas, o alemão de 37 anos ainda segurou um Lewis Hamilton com pneus macios, mais rápidos.
Nico era o piloto com mais GPs disputados sem alcançar o pódio na F1. Com seu resultado deste domingo, o ranking agora é liderado pelo ex-Sauber Adrian Sutil, que em 128 largadas, nunca terminou uma prova no top 3. Bortoleto, por sua vez, não passou da volta cinco da corrida: com a pista molhada, o calouro da Sauber rodou, sozinho, e bateu na curva 2 de Silverstone.
Norris herdou a liderança da corrida graças à uma punição imposta a Piastri por frear excessivamente atrás do safety car; o australiano comandou boa parte da prova após ultrapassar o pole position Max Verstappen. O holandês era quem ocupava a última vaga do pódio até rodar e despencar na classificação; mesmo assim, recuperou cinco posições e chegou em quinto lugar.
Lando já possuía dois pódios correndo em casa e chegou em segundo lugar na edição 2023 da prova, mas até então, a vitória em Silverstone ainda era um desejo a ser alcançado.
Com informações do GE