Publicado em 10/03/2015 às 10:49, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Globo exibirá Santos pela 1ª vez em 2015. E isso é um risco enorme para ela

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

A cúpula da TV Globo tem razões de sobra para estar preocupada. O canal vai exibir para São Paulo na próxima quarta-feira (11) o clássico entre Santos e Palmeiras, que será realizado na Vila Belmiro e valerá pela nona rodada do Campeonato Paulista. Será a primeira transmissão de um jogo da equipe do litoral na emissora em 2015. E dado o histórico recente, esse é um risco gigantesco.

Em 2014, a Globo não registrou nenhuma audiência abaixo de 15 pontos em jogos nas noites de quarta-feira. O canal atingiu a marca duas vezes: no dia 16 de abril, numa vitória do Santos por 3 a 0 sobre o Mixto, e no dia 30 de julho, quando o São Paulo bateu o Bragantino por 2 a 1. Ambas as partidas foram válidas pela Copa do Brasil.

O Santos também esteve envolvido nos dois clássicos com piores resultados da Globo no Ibope durante o Paulistão de 2014. O empate sem gols com o São Paulo e a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras renderam apenas 16 pontos à emissora carioca.

Os outros três clássicos que a Globo exibiu no Estadual tiveram presença do Corinthians. O canal conseguiu 20 pontos nos duelos do time do Parque São Jorge contra São Paulo (derrota por 3 a 2 na 13ª rodada) e Palmeiras (empate por 1 a 1 na oitava rodada), e 21 pontos na derrota para o próprio Santos (5 a 1 na quarta rodada).

O resultado do clássico, aliás, foi idêntico ao que a Globo conseguiu com Santos 1 x 0 Ituano, no dia 13 de abril, na partida que definiu o título do Campeonato Paulista. A emissora exibiu mais duas partidas da equipe da litoral: contra a Penapolense, nas semifinais (vitória por 3 a 2 e 17 pontos no Ibope) e o primeiro duelo da decisão com o Ituano (derrota por 1 a 0 e 15 pontos no Ibope).

Em 2015, a pior audiência da Globo até o momento foi registrada no confronto entre Rio Claro e São Paulo, pelo Campeonato Paulista, no dia 01º de março. O jogo teve apenas 12 pontos num domingo à tarde.

Nas quartas-feiras, o Ibope mais baixo da Globo até aqui foi o da vitória do São Paulo por 4 a 0 sobre o Danubio, no dia 25 de fevereiro, pela Libertadores (19 pontos).

Duas semanas antes, a emissora carioca havia preterido o clássico entre Santos e São Paulo, válido pelo Paulista, para exibir Once Caldas 1 x 1 Corinthians, jogo da fase preliminar da Copa Libertadores. A Globo conseguiu 20 pontos de audiência naquela noite.

O único jogo do Palmeiras que a Globo exibiu em 2015 foi o clássico contra o Corinthians. A vitória alvinegra por 1 a 0 no dia 8 de fevereiro, no Allianz Parque, rendeu 21 pontos de audiência à emissora carioca.

A Globo também mostrou ao vivo os dois clássicos entre Corinthians e São Paulo. O duelo válido pela Libertadores rendeu 33 pontos ao canal (recorde de 2015 até aqui), e a partida do último domingo (08) teve 22 pontos de audiência.

Na quarta-feira, a Globo exibirá pela primeira vez em 2015 um clássico sem Corinthians. A emissora não fez isso uma vez sequer no Campeonato Brasileiro do ano passado – em vez de duelos entre paulistas, preferiu mostrar a equipe alvinegra em ação contra rivais de outros Estados. O time comandado por Tite também jogará às 22h de quarta, contra o São Bernardo, em Itaquera.

A aposta em Santos x Palmeiras é um risco para a Globo. Sobretudo porque a audiência do futebol na emissora tem caído – de 2010 a 2014, segundo a "Folha de S.Paulo", todos os times paulistas tiveram retração de pelo menos 20% no Ibope.

A queda de audiência fez com que a Globo abrisse mão da rodada do Carnaval neste ano – os jogos do Campeonato Paulista foram realizados no sábado do feriado, e a emissora preferiu o "Caldeirão do Huck" no horário. A direção do canal estuda preterir outras rodadas – no meio da semana, principalmente – por causa da combinação entre Ibope em queda e alto custo operacional.

Cada ponto no Ibope representa 67.113 domicílios conectados em São Paulo, região que é considerada referência para o mercado publicitário.