Publicado em 13/08/2015 às 09:45, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Globo desconhece Liga Sul-Minas. Clubes falam em oito datas

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Redação

Apesar das seguidas reuniões entre os clubes, o projeto da Liga Sul-Minas não chegou à Globo, principal parceira do futebol e detentora dos contratos de Estaduais. Não se discutiu o assunto também em reunião dos times na CBF, nesta quarta, como previsto. Explica-se: os cartolas querem entregar um projeto pronto, provavelmente com oito datas, para convencê-los.

Na sede da confederação, o executivo da Globo, Marcelo Campos Pinto, informou que a emissora não foi procurada. “Não está previsto no calendário, comentou. A CBF também já se mostrou descrente sobre a inclusão do campeonato.

Mas os clubes terão nova reunião em Belo Horizonte, no dia 21, para fechar o formato da competição. Uma das ideias é usar apenas oito datas, em um formato bem enxuto. Assim, só quatro delas seriam coincidentes com os Estaduais.

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., afirmou que já está na hora de os clubes imporem sua agenda e não atenderem interesses dos outros.

“Os clubes não podem ter autonomia de escolher o que querem?, defendeu. “Temos a Copa do Nordeste, tem Copa Verde. Por quê não pode ter a Sul-Minas? Por isso, os clubes vão pedir à CBF que a comissão de clubes goze de total autonomia.

Segundo Daniel Nepomuceno, presidente do Atlético-MG, a competição não foi discutida na comissão de clubes porque inviabilizaria outros temas. “Mas sou a favor, disse ele.

O calendário será estudado neste grupo de times na CBF, cuja primeira reunião foi realizada nesta quarta. Mas, por enquanto, a pauta dos clubes se limitou a temas em que há consenso como a consolidação de uma legislação. Cartolas ficaram insatisfeitos com o veto da presidente Dilma Rousseff a artigos da Lei do Profut. “Será contratada uma consultoria para estudar e propor uma consolidação das leis, contou Nepomuceno. E haverá lobby no Congresso para derrubar os vetos da presidente.