Buscar

26/11/2018 às 08:30, Atualizado em 25/11/2018 às 22:10

Final da Libertadores entre River e Boca é adiada, mas sem data definida

Em entrevista à "Fox Sports" argentina, Domínguez afirmou que a decisão foi tomada para que não houvesse "desigualdades esportivas", e garantiu que a final será realizada.

Cb image default
Divulgação

O duelo entre River Plate e Boca Juniors, pela final da Libertadores, que seria disputada no estádio Monumental de Núñez, foi adiado. Inicialmente, a partida estava marcada para sábado, dia 24 de novembro, mas acabou sendo remarcada para este domingo. No entanto, os dirigentes do Boca enviaram um pedido formal à Conmebol para que o jogo tivesse uma nova data, que ainda será anunciada.

Haverá uma reunião na próxima terça-feira (27), às 10 horas do Paraguai (11h no horário de Brasília), na sede da Conmebol, em Assunção, com a presença dos presidentes dos dois clubes, para decidir dia, horário e local da decisão. O campeão sul-americano tem que ser conhecido a tempo de participar do Mundial de Clubes da Fifa, nos Emirados Árabes Unidos. A estreia será no dia 18 de dezembro, na semifinal.

No entanto, uma situação fora do âmbito esportivo deixa o calendário para a escolha da nova data ainda mais apertado. O presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez, afirmou que o governo argentino, por razões de segurança, pediu para que a final não seja jogada esta semana, por causa da Cúpula do G-20, reunião dos chefes de Estado e de Governo das 20 maiores economias mundiais, que será realizada em Buenos Aires nos dias 30 de novembro, sexta, e 1º de dezembro, sábado.

Em entrevista à "Fox Sports" argentina, Domínguez afirmou que a decisão foi tomada para que não houvesse "desigualdades esportivas", e garantiu que a final será realizada.

"Não havia condições esportivas. Não queremos que haja desigualdades esportivas. (Queremos) Um bom espetáculo esportivo. Que não haja desculpa."

- Esta não é uma suspensão, é um adiamento. Em conjunto com os presidentes, vamos remarcar a partida. Vamos buscar a data adequada, a partida será disputada - completou o presidente da Conmebol.

Segundo pessoas ligadas à Conmebol, a ideia é que o jogo seja realizado no Monumental. Se não houver garantias de segurança, o jogo seria realizado com portões fechados. Não existe a possibilidade do jogo ser disputado em Abu Dhabi, uma das sedes do Mundial de Clubes em dezembro.

Schelotto: "Não estávamos nas mesmas condições do River"

Também neste domingo, à tarde, o técnico do Boca, Guillermo Barros Schelotto, confirmou em uma breve entrevista coletiva que sua equipe não tinha condições de entrar em campo neste domingo.

"Claramente estávamos em desvantagem esportiva ontem (sábado) e hoje (domingo). Não havia condições do Boca jogar, não estávamos nas mesmas condições do River"

- Lamentavelmente, isso aconteceu. Isso não tem nada a ver com uma final de Libertadores. Seja o River ou qualquer outro rival, devemos chegar os dois nas mesmas condições - disse Schelotto.

Na mesma entrevista, o presidente do Boca, Daniel Angelici, explicou que, apesar de ter assinado um termo na véspera, junto com o River, remarcando a final para este domingo, tinha consciência de que só haveria jogo se o Boca pudesse levar a campo um time em condições de igualdade para disputar o título.

- Assinamos um pacto de cavaleiros. Mas eu sei o que eu assinei, tínhamos que chegar à final em igualdade de condições, só assim se poderia jogar - declarou.

Entenda a confusão passo a passo:

1 - Sábado, 24/11, à tarde: Ônibus do Boca Juniors é atacado por torcedores do River a caminho do Monumental

2 - Sábado, 24/11, à noite: Em acordo com os clubes, Conmebol adia a decisão para domingo

3 - Sábado, 24/11, à noite: Após adiamento, tumulto nas ruas próximas ao estádio. Veja fotos!

4 - Domingo, 25/11, de manhã: Após interdição, Monumental é liberado para a decisão

5 - Domingo, 25/11, de manhã: Jogadores do Boca temem doping após tomarem remédios proibidos

6 - Domingo, 25/11, à tarde: Boca pede suspensão da partida e punição ao River

Cerca de uma hora depois do pedido do Boca Juniors, o presidente da Conmebol confirmou o adiamento.

Com informações do G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.