Buscar

29/06/2018 às 15:38, Atualizado em 29/06/2018 às 17:54

Fifa se diz satisfeita com critério de fair play, mas admite rediscuti-lo

Mas, para a Fifa, é um critério justo e claro para evitar o sorteio.

Cb image default
Divulgação

Usado pela primeira vez em uma Copa do Mundo, o critério de desempate de fair play acabou custando para a seleção de Senegal a eliminação da Copa do Mundo em embate direto com o Japão.

Foram seis cartões amarelos contra quatro ao longo das três partidas da fase de grupos.

Sabendo disso, o Japão passou os últimos minutos de seu jogo contra a Polônia apenas tocando a bola, mesmo perdendo de 1 a 0. Sabia que com a vitória da Colômbia sobre os senegaleses estava classificado. Vaias foram ouvidas no estádio.

Mas, para a Fifa, é um critério justo e claro para evitar o sorteio.

"Obviamente o que queremos é evitar o sorteio. Acreditamos que os times devem avançar de acordo com o que acontece em campo. Este critério foi introduzido e todos sabiam das regras", afirmou Colin Smith, chefe de competições e eventos da entidade.

"Claro que vamos revisar esta situação após o torneio, mas posso dizer que não vemos necessidade de mudar", completou.

"O melhor é ver os times avançando em gols e resultados, com ganhadores e perdedores em campos. Isso do cartão vermelho é algo adicional para evitar o sorteio e respeitamos isso. A Fifa prega pelo fair play e respeito", disse.

DOPING

Segundo a entidade, até o fim dos 48 jogos da fase de grupos, 2.700 testes antidoping foram conduzidos com atletas, em jogos ou treinamentos.

De acordo com a Fifa, cada jogador participante foi testado ao menos uma vez. As amostras de urina e sangue que estão sendo analisadas na Suíça ainda não apontaram nenhum resultado positivo.

"Estamos muito satisfeitos com nosso programa de controle antidoping", disse Smith.

ESTÁDIOS COM 98% DOS ASSENTOS ALOCADOS

Dados divulgados pela Fifa em entrevista nesta sexta-feira (29) apontam que ao fim da fase de grupos, um total de 2.178.894 ingressos foram alocados.

Isso representou 98% do total de assentos disponíveis nos 12 estádios usados até o momento.

A partir das oitavas de final, quatro arenas não serão mais utilizadas: Kaliningrado, Iekaterinburgo, Saransk e Vologogrado.

"Estamos satisfeitos como a Copa do Mundo está indo. Tudo foi organizado de uma grande maneira. É incrível ver a emoção das pessoas, a infraestrutura funcionando de forma perfeita. Não há problemas com gramados, com bases de treino. Tudo vai bem", afirmou Alexei Sorokin, CEO do Comitê Organizador Local.

Fonte - Folhapress

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.