Publicado em 11/04/2018 às 07:02, Atualizado em 10/04/2018 às 17:57

Fifa cogita reduzir ou até proibir empréstimos de jogadores, diz revista

Redação,

A Fifa pensa em criar regras para limitar empréstimos de jogadores no futebol ou até mesmo proibi-los, segundo reportagem da revista francesa France Football.

O grande número de transferências do tipo feitas por grandes clubes do futebol europeu serve como gatilho da discussão.

A princípio, os empréstimos foram criados para que jovens jogadores oriundos das categorias de base dos clubes pudessem ter minutos em outros com fim de desenvolvimento.

No entanto, nas últimas temporadas, esse tipo de transferência se tornou uma lucrativa indústria para quem tem dinheiro o bastante para contratar promessas e depois cedê-las com valor fixado para venda.

Nesta temporada, a Juventus tem 41 jogadores emprestados, contra 27 da Udinese, 22 do Chelsea, 18 do Manchester City e 11 do Monaco, por exemplo.

A possibilidade de restringir ou proibir empréstimos foi discutida em reuniões realizadas em Zurique. Victor Montagliani, vice-presidente da Fifa, conversou sobre o assunto com representantes da FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol), da ECA (Associação Europeias de Clubes) e do Fórum Mundial de Futebol.

Também foram ouvidos nas conversas ex-jogadores como o brasileiro Cafu e os holandeses Edwin van der Sar e Marco van Basten.