Buscar

28/09/2016 às 20:00, Atualizado em 28/09/2016 às 22:40

FIA anuncia calendário da F1 2017 com GP do Brasil em dúvida

A possibilidade de Interlagos deixar o calendário não é novidade.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nesta quarta-feira (28) o calendário oficial da temporada de 2017 da Fórmula 1 com o GP do Brasil sob dúvida. No comunicado oficial distribuído pela entidade, a prova de Interlagos está marcada para o dia 12 de novembro do próximo ano, mas um asterisco indica que ela está "sujeita a confirmação". O UOL Esporte entrou em contato com a assessoria de imprensa do GP do Brasil, que disse que deve dar uma posição oficial sobre a situação ainda nesta tarde.

A possibilidade de Interlagos deixar o calendário não é novidade. O contrato para a realização do GP do Brasil foi renovado há dois anos e é válido até a temporada 2020, mas o chefe da categoria, Bernie Ecclestone, tem pressionado a organização da prova ao longo do ano.

Em junho, a revista especializada alemã 'Auto Motor und Sport' publicou uma declaração de Ecclestone ameaçando romper o vínculo e tirar a etapa de 2017. Segundo a publicação, o motivo seria a dificuldade financeira dos organizadores da prova. O chefão da F-1 havia dado declarações similares à emissora britânica Sky Sports em março.

Na ocasião, a organização do GP do Brasil emitiu nota negando a publicação alemã, afirmando que "está seguindo à risca o projeto de reforma do autódromo de Interlagos" e que fechou com novos patrocinadores.

A pressão de Ecclestone no começo da temporada recaía inclusive para a etapa deste ano, mas prova de 2016 está confirmada para 13 de novembro, em Interlagos. Até o piloto Felipe Massa disse que era bem possível que a Fórmula 1 deixasse o Brasil um dia, o que gerou uma resposta forte da organização.

Além do GP do Brasil, mais duas provas aparecem como sujeitas à confirmação em 2017: o GP do Canadá, em Montreal, e o GP da Alemanha, em Hockenheim. Se todas as etapas forem realizadas, a temporada contará com as mesmas 21 provas de 2016, que foi a maior da história da categoria.

Veja o calendário completo de 2017:

26 de março - GP da Austrália - Melbourne

9 de abril - GP da China - Xangai

16 de abril - GP do Bahrein - Sakhir

30 de abril - GP da Rússia - Sochi

14 de maio - GP da Espanha - Barcelona

28 de maio - GP de Mônaco - Monte Carlo

11 de junho - GP do Canadá - Montreal*

18 de junho - GP da Europa - Baku

2 de julho - GP da Áustria - Red Bull Ring

9 de julho - GP da Grã-Brteanha - Silverstone

23 de julho - GP da Hungria - Hungaroring

30 de julho - GP da Alemanha - Hockenheim*

27 de agosto - GP da Bélgica - Spa-Francorchamps

3 de setembro - GP da Itália - Monza

17 de setembro - GP da Malásia - Sepang

1 de outubro - GP de Cingapura - Marina Bay

8 de outubro - GP do Jaãpo - Suzuka

22 de outubro - GP dos Estados Unidos - COTA

5 de novembro - GP do México - Mexico City

12 de novembro - GP do Brasil - Interlagos*

26 de novembro - GP de Abu Dhabi - Yas Marina.

Fonte - UOL

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.