Publicado em 04/12/2014 às 09:04, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

FIA acaba com pontuação dobrada e anuncia Mundial com 21 GPs

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Folha press

Durou apenas uma temporada a iniciativa de dar pontos dobrados na última etapa do Mundial de F-1. Após reunião do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nesta quarta-feira (3), em Doha, no Qatar, a entidade que comanda o automobilismo anunciou que, a partir do campeonato do ano que vem, todas as provas voltam a valer a mesma quantidade de pontos.

Neste ano, pela primeira vez na história da F-1, uma corrida valeu o dobro da pontuação. Foi o GP de Abu Dhabi, que encerrou o Mundial e deu a Lewis Hamilton seu segundo título. Apesar de ter ganho o dobro de pontos, Hamilton teria sido campeão mesmo se tivesse conquistado só 25 pontos pela vitória, já que seu companheiro de time, Nico Rosberg, foi apenas o 14º colocado e não pontuou.

No encontro desta quarta-feira também ficou definido o calendário definitivo para a temporada de 2015 da categoria.

A grande novidade foi o aumento para 21 etapas, com a volta da Coréia do Sul, em GP programado para acontecer em 3 de maio -o país sediou uma etapa até o ano passado.

O Mundial começará em 15 de março, em Melbourne, na Austrália, e terminará mais uma vez em Abu Dhabi, no dia 29 de novembro.

O GP Brasil, penúltima etapa do campeonato, foi confirmado para o dia 15 de novembro.

Outra mudança definida é a abolição das relargadas com os carros parados, que seria introduzida no Mundial do ano que vem.

A ideia não ganhou o apoio dos pilotos, que a classificaram como perigosa. A alegação é que, como os pneus dos carros estariam gastos, a segurança deles poderia estar ameaçada.