Buscar

12/01/2024 às 15:00, Atualizado em 12/01/2024 às 11:53

Federação internacional de skate anuncia desfiliação da Confederação Brasileira de Skate

Federação pede criação de nova entidade para dirigir skate nacional

Cb image default
Divulgação

Com pouco menos de 200 dias para o início da próxima edição dos Jogos Olímpicos de Verão, em Paris (França), a World Skate (federação internacional de skate) anunciou, na quarta-feira (10), que não reconhece mais a CBSK (Confederação Brasileira de Skate) como uma das suas afiliadas.

A decisão foi tomada após a World Skate determinar que tanto a CBSK como a CBHP (Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação) deveriam se juntar de modo que só tenha apenas um representante dos esportes sobre rodas no Brasil.

A federação internacional de skate informou que a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação propôs então que fosse criada uma espécie de federação guarda-chuva, chamada Skate Brasil, que abarcaria as 13 modalidades gerenciadas tanto pela CBHP como pela CBSK e que seguisse as normas da World Skate e do COB (Comitê Olímpico do Brasil).

No entanto, a World Skate afirma que a CBSK se negou a colaborar com esta proposta ou apresentar outra alternativa. Com isso, decidiu retirar a adesão da CBSK e confiar “a gestão técnica, esportiva e financeira do skate em todas as suas modalidades ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), incluindo a participação de atletas brasileiros em provas classificatórias olímpicas até o final dos Jogos de Paris”.

Após a decisão, a CBSK divulgou uma nota na qual lamentou a decisão e afirmou que a mesma “foi tomada de maneira arbitrária, sendo carregada de teor político e cercada por irregularidades”.

“A CBSk seguirá trabalhando pela gestão do skateboarding em solo brasileiro, já que a World Skate não pode interferir na autonomia nacional sobre qual entidade deve gerir o esporte. Assim, acreditamos que o Ministério do Esporte e o COB não seguirão essa decisão, já que, além de representar uma desastrosa e fatal ação para o único esporte olímpico da Federação Internacional, seria aceitar uma violenta interferência externa no ordenamento esportivo brasileiro defendido pela Lei Geral do Esporte”.

O COB também se pronunciou sobre a situação, e enfatizou que criará uma força-tarefa para cuidar da preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e seguirá o planejamento definido anteriormente, além de apoiar os classificados e os que ainda buscam qualificação para o evento.

“O Comitê Olímpico do Brasil recebeu ofício da World Skate informando que a Confederação Brasileira de Skate foi desfiliada após decisão tomada pelo comitê executivo da entidade. Com a definição, a CBSk não é mais a representante da modalidade no Brasil perante a federação internacional. A única entidade filiada à World Skate no país é a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação”.

Os Jogos de Paris serão realizados entre os dias 26 de julho a 11 de agosto.

(Com informações da Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.