Buscar

01/12/2018 às 13:37, Atualizado em 01/12/2018 às 10:57

Enrosco de Palmeiras, Bahia e Atlético-PR com Globo atrapalha VAR para 2019

Pelo entendimento da legislação brasileira, o direito de transmissão pertence aos dois clubes.

O enrosco na negociação de três clubes para os direitos de TV aberta e pay-per-view pode dificultar ainda mais a utilização do VAR (árbitro de vídeo, na sigla em inglês) no Brasileiro em 2019. Palmeiras, Bahia e Atlético-PR ainda não se acertaram com a TV Globo para as duas plataformas, e isso faria que 108 das 380 partidas do Nacional no ano que vem não tenham, neste momento, transmissão por nenhum meio: TVs aberta e fechada, pay-per-view ou internet.

O protocolo da CBF indica o uso das imagens das câmeras de transmissão oficial da TV nas cabines dos árbitros de vídeo, algo que já foi feito nos jogos da Copa do Brasil deste ano que estrearam a tecnologia em torneios nacionais no país — até como uma maneira de diminuir custos. O problema é que se boa parte das partidas em 2019 não tiver transmissão oficial, não teria imagens para os árbitros de vídeo analisarem. Se imagina que nesses confrontos poucas câmeras registrariam os lances para se exibir, depois, gols e melhores momentos.

Isso poderia resultar em duas situações: a primeira é que o Brasileiro não teria o VAR em todos os jogos, o que não é considerado o ideal por CBF e por clubes que defendem a tecnologia. A segunda é que, para esses confrontos em que não tivesse transmissão oficial, a confederação brasileira precisaria instalar câmeras próprias para gerar imagens aos profissionais de vídeo, o que encareceria o uso. Para 2018, 13 dos 20 clubes da Série A vetaram a utilização do VAR justamente porque acharam alto o valor estimado de R$ 50 mil por partida (eles pagariam tudo).

O blog do Marcel Rizzo apurou que, internamente, a CBF avalia que Palmeiras e Bahia fecham com a Globo. O caso do Atlético-PR é menos claro, já que a posição de Mario Celso Petraglia, o manda-chuva do clube, parece enfático em não aceitar a redução de 20% no valor pago sugerida pela Globo aos clubes que assinaram contrato com a concorrente Turner para TV fechada. Serão sete nessa situação em 2019: Santos, Inter, Ceará, Fortaleza, Palmeiras, Bahia e Atlético-PR. Os quatro primeiros já toparam o oferecido pela Globo para TVs aberta e pay-per-view.

Pelo entendimento da legislação brasileira, o direito de transmissão pertence aos dois clubes que entram em campo, portanto é preciso o aval de ambos para passar na TV ou internet. Como Palmeiras, Bahia e Atlético-PR fecharam com a Turner em TV fechada (transmissões nos canais Space e TNT, além de internet), jogos entre essas equipes e outras que assinaram com a Globo não passam na fechada e nenhum outro meio caso o trio não se acerte com a emissora do Rio. No momento, por exemplo, clássicos como Palmeiras x Corinthians ou Palmeiras x São Paulo não teriam qualquer transmissão ao vivo no ano que vem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.