Publicado em 04/04/2012 às 08:40, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Em jogo de pênaltis polêmicos, Barcelona elimina Milan

O jogo foi na Espanha

Terra, Terra

A decisão mais esperada das quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa será alvo de discussão pelas próximas semanas. Em um duelo polêmico, especialmente em virtude da atuação da arbitragem, o Barcelona derrotou, nesta terça-feira (03), o Milan pelo placar de 3 a 1, no Estádio Camp Nou, e avançou à semifinal da principal competição europeia.

Lionel Messi, com dois gols de pênalti, e Andrés Iniesta anotaram os gols da equipe catalã. Antonio Nocerino descontou para os italianos. Decisivo novamente para a classificação do Barcelona em busca do bicampeonato da Liga dos Campeões, Lionel Messi alcançou outra marca histórica na noite desta terça-feira na Catalunha.

Com os dois tentos anotados, o argentino chegou a 14 na atual edição da competição europeia e igualou o ítalo-brasileiro Altafini, o Mazola, que registrou a mesma marca de gols em uma única edição do torneio, na temporada 1962/1963. Classificado em virtude do resultado positivo, somado com o 0 a 0 no primeiro jogo, na Itália, o Barcelona deverá ter pela frente um dos principais adversários dos últimos anos no valorizado torneio europeu.

Vencedor por 1 a 0 do duelo de ida em Lisboa, o Chelsea, da Inglaterra, depende de apenas um empate em Londres contra o Benfica para assegurar passagem e reeditar o tenso duelo contra os catalães - como já ocorrera nas oitavas de final da edição de 2005 (classificação britânica) e na semifinal de 2009, quando o Barça acabou como campeão.

Antes de se preocupar com o vencedor de Chelsea e Benfica, o Barcelona retoma o foco na perseguição ao arquirrival Real Madrid no Campeonato Espanhol. O time comandado por Josep Guardiola volta a campo no próximo sábado, às 15h (de Brasília), quando terá pela frente o Zaragoza.

Já o Milan, líder do Italiano, encara na mesma data, mas às 10h, a Fiorentina, em San Siro. Duelo mais equilibrado das quartas de final, Barcelona e Milan fizeram um primeiro tempo movimentado, e polêmico. Preso ao estilo de toque e paciência, o time catalão conseguiu abrir o marcador aos 10min da primeira etapa.

Depois de confusão na área, o defensor Luca Antonini cochilou e derrubou Lionel Messi dentro da área. Na cobrança, o argentino bateu com categoria e superou o experiente goleiro Christian Abbiati. Acuado pelas virtudes do adversário, o Milan pouco buscou o ataque durante a primeira etapa. A equipe italiana apostou somente em erros do Barcelona, e conseguiu surpreender o Estádio Camp Nou aos 32min.

Robinho conseguiu se desvincilhar de três marcadores e achar Zlatan Ibrahimovic livre na intermediária. O sueco descolou um lindo passe e deixou Nocerino livre para igualar o marcador. O gol do Milan mudou o comportamento do Barcelona em campo. Nervoso e errando muitos passes em frente à barreira defensiva dos italianos, o time catalão não conseguiu repetir o mesmo futebol de outras partidas.

Contudo, em marcação polêmica da arbitragem, a equipe de Josep Guardiola teve a oportunidade de abrir vantagem. Durante cobrança de escanteio, Sergio Busquets caiu na área em disputa com Nesta. Na cobrança, Messi marcou pela 14ª vez na Liga dos Campeões. A vantagem adquirida no primeiro tempo permitiu ao Barcelona controlar o ritmo de partida na etapa complementar.

Mais solto e tranquilo em virtude do marcador, o time catalão aproveitou os espaços deixados pelo Milan, que precisou avançar para buscar o empate. Em velocidade e na troca de passes, o grande DNA da equipe de Guardiola, o time catalão evitou que o rival pressionasse.