Publicado em 01/11/2015 às 12:04, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Em crise, Coritiba tropeça no Figueirense e amplia desespero

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Terra

Em mais um resultado decepcionante jogando no Estádio Couto Pereira, o Coritiba não aproveitou um confronto direto contra a zona de rebaixamento e a rodada favorável do Campeonato Brasileiro e ficou no empate em 1 a 1 diante do Figueirense. Com o resultado, o Alviverde, em situação delicada, segue na 17ª colocação, com 34 pontos. Já o Figueira chegou aos 36 pontos, no 15º lugar.

Com mais volume de jogo, o Coxa abriu o placar aos 23 minutos, com Juan, que aproveitou falha defensiva para tocar para as redes e colocar os donos da casa na frente. Aproveitando rebote, Yago deixou tudo igual. Na segunda etapa, muita vontade da equipe coxa-branca, mas nada de bola nas redes.

Na próxima rodada, o Coritiba encara o líder Corinthians, sábado, na Arena Corinthians, em São Paulo. Já o Figueirense enfrenta o Atlético Mineiro, domingo, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

O jogo - Apesar do caráter decisivo da partida, o público era menor do que o esperado, ainda reflexo da última rodada, quando alguns torcedores tentaram invadir os vestiários do Coxa. Com a bola rolando, o Coritiba tinha maior posse de bola, mas encontrava um Figueira fechado, mostrando que jogaria por uma bola. As oito minutos, Cáceres arriscou de longe e a bola subiu demais.

Mesmo precisando desesperadamente do resultado positivo, o Alviverde era muito lento, facilitava a marcação adversária. Aos 21 minutos, bom lançamento para Juan. Mas, Thiago Heleno se recuperou na jogada e ficou com a bola. Até que, aos 23 minutos, a zaga catarinense falhou, Muralha parou desvio de Juninho, mas não o toque de Juan, que abriu o placar no Alto da Glória.

Juan era uma peça fundamental no ataque coxa-branca. Aos 30 minutos, Carlinhos fez o passe e o mia chutou de fora da área, por cima da meta, com perigo. Mas, em uma rara chegada do Figueirense, aos 39 minutos, Yago chutou, a bola desviou em Esquerdinha e foi para o fundo das redes.

Depois do intervalo, as equipes retornaram sem modificações. Aos cinco minutos, contra-ataque em velocidade para o Figueira, Dudu ficou na cara do gol e Wilson apareceu para salvar com uma grande defesa. O jogo era mais aberto e qualquer um dos times poderia marcar o segundo. Aos 11 minutos, Leandro Silva, do Alviverde, cruzou rasteiro para Marquinhos se recuperar e afastar.

Para tenta mudar alguma coisa, Ney Franco apostou na entrada do atacante Guilherme Parede no lugar do volante Cáceres. O torcedor nas arquibancadas se mostrava impaciente, especialmente porque as opções do treinador eram jogadores que não atuavam há tempos, como Rodrigo Ramos, que entrou na sequência. Aos 24 minutos, Carlinhos cruzou na medida para Negueba que dentro da área, não conseguiu o domínio.

O Coritiba jogava na base da vontade, já que estava totalmente desarrumado em campo. Aos 30 minutos, Dudu cobrou falta na entrada da área e a zaga alviverde afastou. Na resposta, Juninho arriscou um chute colocado e assustou. Thiago Lopes, em cobrança de falta, na entrada da área, aos 41 minutos, exigiu defesa de Muralha. Péssimo resultado para os donos da casa, que mergulham cada vez mais na crise.