Publicado em 03/06/2015 às 07:20, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Depois de 11 anos, Luxemburgo volta ao comando do Cruzeiro

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Terra

A diretoria do Cruzeiro se moveu rapidamente e, pouco depois de anunciar a demissão de Marcelo Oliveira , já acertou com Vanderlei Luxemburgo nesta terça-feira para ocupar o cargo de treinador da equipe. Assim, ele voltará ao comando da Raposa depois de 11 anos de sua vitoriosa primeira passagem, encerrada em 2004, ano seguinte à conquista da tríplice coroa - Campeonato Mineiro , Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro .

Aos 63 anos, Luxemburgo foi recentemente demitido do Flamengo , clube pelo qual fez sua quarta passagem, mas dessa vez ficou lá por apenas dez meses, sem conquistar nenhum título. A contratação dele seria um desejo antigo do presidente Gilvan Pinho Tavares, que aproveitou a disponibilidade dele no mercado e a má fase do time celeste para efetuar a troca.

Substituir Marcelo Oliveira, no entanto, não será missão das mais fáceis para o experiente treinador, uma vez que seu antecessor foi bicampeão brasileiro entre as temporadas de 2013 e 2014 e deixou o Cruzeiro como time a ser batido no cenário nacional.

Apesar do êxito nas duas últimas temporadas, Marcelo passou a sofrer pressões nesse ano. A má fase começou com a eliminação do Campeonato Mineiro pelo arquirrival Atlético, passou por um início fraco de Brasileirão - com três derrotas e um empate em quatro rodadas - e chegou ao seu pior momento com a eliminação melancólica para o River Plate nas quartas de final da Libertadores em pleno Mineirão, após ter vencido o jogo de ida no Monumental de Núñez.

Além de suas conquistas na Raposa, Luxemburgo chega ao desafio de dirigir o clube credenciado por longo e consistente currículo. Já conquistou outras quatro vezes o Campeonato Brasileiro - fora o de 2003 - em 1993, 1994, 1998 e 2004. Despediu-se da Raposa como campeão estadual de 2004 e, longe de Minas Gerais, acumula 12 troféus por outros locais do país. Entre as equipes que já dirigiu também estão Corinthians , Palmeiras, Santos, Grêmio, Atlético-MG e Fluminense, além do Real Madrid-ESP e da Seleção Brasileira .