Buscar

07/09/2020 às 09:00, Atualizado em 06/09/2020 às 22:42

Demora em checagem do VAR no Brasileirão bate recorde

Para a FIFA, baseada na última Copa do Mundo, o número ideal para um parada com uso de VAR é de no máximo 1 minuto e 15 segundos.

Cb image default
Divulgação

O jogo entre Santos e Flamengo no último domingo já acabou, mas a polêmica em torno de duas anulações de gols da equipe paulista seguem fervendo. O VAR foi acionado em dois lances, e nas duas jogadas acertou segundo a CBF. O grande problema está no tempo gasto para chegar até esse resultado preciso. Foram quase 10 minutos. Para o chefe da arbitragem da CBF, o sistema ainda é novo no Brasil e precisa de ajustes, mas vê melhorias.

- Talvez a gente também esteja pagando um pouco do preço desse retorno do campeonato ainda, pegando um pouco do manuseio da ferramenta, enquanto não se está tão seguro acaba demorando mais um pouquinho o processo e a demora, isso que a gente tá combatendo e treinando, eu acho que esse é o ponto que a gente tem pra melhorar nesse início de competição - diz Gaciba.

Para a FIFA, baseada na última Copa do Mundo, o número ideal para um parada com uso de VAR é de no máximo 1 minuto e 15 segundos. Mas para o comentarista de arbitragem do Grupo Globo e ex-árbitro, Sandro Meira Ricci, essa demora nas checagens de lances pode estar ligada ao excesso de zelo que as equipes de arbitragem estão tendo para evitar que lances acabem sendo validados de forma errada.

- Toda vez que tem uma polêmica, um time reclama demais a gente tem um excesso de zelo por parte do árbitro de vídeo nas verificações do lance. Acaba virando uma bola de neve - analisa o comentarista.

E polêmica com VAR não acontece somente por aqui, países como Espanha, Itália e Inglaterra costumam ter muitos lances em que as torcidas acabam reclamando por semanas. A Premier League, por exemplo, foi a ultima das grandes ligas do futebol europeu a adotar o VAR, justamente na temporada 2019/2020.

O sistema pode sugerir mudanças sobre gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos, e punições a jogadores errados. Os replays são exibidos nos telões dos estádios, mas os árbitros usam bem menos o monitor a beira do campo. Nas terras da Rainha, o lema do arbitro de vídeo é "minima interferência, máximo beneficio". Segundo um levantamento da BBC, o VAR inglês teve media de 6 interferências, durando 1 minuto e 15 segundos cada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.