Publicado em 14/03/2018 às 13:00, Atualizado em 14/03/2018 às 09:26

Costa Rica perde 13 pontos no tapetão e campeonato fica indefinido

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul deve se pronunciar sobre o caso nesta quarta-feira .

Redação,

O Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul puniu o Costa Rica com a perda de 13 pontos e multa de R$ 1 mil pela escalação irregular do lateral-direito Paulinho, em quatro jogos do Estadual deste ano, em julgamento realizado na noite desta terça-feira (13).

Com a medida, o futuro do campeonato, que já teve os jogos de ida das quartas-de-final realizados no último final de semana, está indefinido.

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul deve se pronunciar sobre o caso nesta quarta-feira (14).

A punição não é definitiva e a defesa do Costa Rica prometeu recorrer no pleno do próprio TJD sobre a pena. Ainda cabe recurso na última instância, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A denúncia sobre a escalação irregular do jogador Paulinho foi feita pelo Novo, clube que seria o maior beneficiado com a punição do rival interiorano, afinal, eliminado ainda na primeira fase, ficando na lanterna do Grupo A, conquistaria a vaga com a perda de pontos do adversário.

A Cobra do Norte ficará com um ponto negativo na tabela, já que acumulou 12, somados os 11 da fase de grupos e o ponto conquistado no primeiro jogo das quartas, contra o Sete, em casa, onde empatou.

Paulinho defendeu o Operário em 2017, sendo expulso na confusão ocorrida na segunda partida da semifinal do Estadual daquele, que terminou com a derrota por 3 a 1 para o Corumbaense e eliminação do Galo.

O jogador chegou a cumprir suspensão automática no primeiro jogo da decisão de terceiro lugar contra o Sete, em Dourados, e voltou a ser relacionado no duelo de volta, no Morenão, mas não entrou em campo. A partida aconteceu em uma terça-feira (2 de maio) e, dois dias depois, ele foi julgado e recebeu como pena quatro partidas.

Como a automática foi cumprida, restaram ainda três, que não foram cumpridas e, mesmo assim, ele retornou para o Estado, dessa vez para jogar pelo Costa Rica. Como ele atuou normalmente, surgiu aí a irregularidade que retirou a equipe da competição. (Com informações do Correio do Estado).