Publicado em 30/05/2015 às 10:33, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Comitê da Fifa mantém direito da Conmebol por 5ª vaga para a Copa do Mundo

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

Nada mudou no sistema de vagas para a Copa do Mundo. Em reunião extraordinária do Comitê Executivo da Fifa realizada na manhã deste sábado na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, ficou decidido que a Conmebol, a Confederação da América do Sul, segue com o direito de colocar uma quinta seleção na disputa através de um duelo de repescagem contra um representante da Oceania. A decisão vale para as duas próximas Copas - de 2018 na Rússia e 2022 no Qatar -.

"Estamos satisfeitos. Não houve a mudança por uma questão de justiça. As vagas estão iguais e não só para uma Copa do Mundo, e sim duas. Daí em diante teremos novas possibilidades", comemorou o presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, após a reunião

No início do mês, Napout havia admitido em Assunção que a América do Sul corria o risco de perder seu direito a disputar a quinta vaga a partir da edição de 2018. A partir disso, uma corrida política começou para fazer valer o direito anterior. 
 
O sistema de repescagem da Copa do Mundo dá duas vagas e envolve quatros seleções (América do Sul, América Central e do Norte, Oceania e Ásia). Um sorteio será realizado para definir os confrontos. Para a Copa de 2014, por exemplo, os embates foram entre Uruguai x Jordânia – seleção uruguaia foi a vencedora – e México x Nova Zelândia– vitória dos mexicanos.
 
O Comitê Executivo da Fifa é composto por 17 membros, com eleição para decisões como essa. Três membros do grupo se ausentaram. Entre eles, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. O dirigente brasileiro voltou ao país na quinta-feira e nem sequer participou da eleição presidencial da entidade no dia seguinte.