Buscar

15/03/2018 às 11:04, Atualizado em 15/03/2018 às 09:07

Com gol de Emerson Sheik, Corinthians vence Deportivo Lara

Debaixo de chuva, veterano garantiu 1° vitória do Timão na Libertadores.

Cb image default
Foto: Agência Corinthians

O Corinthians contratou Emerson Sheik, 39, em janeiro deste ano, com a lembrança do atacante decisivo no título da Libertadores de 2012. Quando o jogo apertou nesta quarta (14), foi o veterano quem tirou a equipe do sufoco. Ele fez o primeiro na vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Lara (VEN), no Itaquerão.

O resultado fez o Corinthians chegar aos quatro pontos e assumir a liderança do Grupo 7 do torneio sul-americano. O time brasileiro pode ser alcançado nesta quinta (15) pelo Millonarios (COL), que enfrenta o Independiente (ARG), em Buenos Aires.

Por quase 64 minutos, a partida foi mais difícil do que o placar sugere.

O Deportivo Lara cumpriu o papel que se esperava: entrou em campo para se defender. Nem mesmo para contraatacar conseguia colocar velocidade em campo, mesmo que o rival tenha dado oportunidades para isso. A esperança venezuelana, a cada rara investida ofensiva, era obter uma falta e, assim, cruzar a bola na área. O único momento que levou algum perigo foi arremate de Lara que Cássio deixou a bola escorregadia ir para escanteio.

Foi o Corinthians que não desempenhou o papel combinado. Em parte repetindo o que mostrou contra o Millonarios, em Bogotá, na primeira rodada, faltava criatividade no meio-campo e a ausência de penetração obrigava Maycon, Gabriel e Rodriguinho a tentarem chutes de média distância. Sem sucesso no primeiro tempo.

A melhor opção era pela esquerda. Clayson e Sidcley levavam vantagem sobre a marcação e conseguiam fazer jogadas de linha de fundo e cruzamentos. Lances que não encontravam nenhum atacante na área para finalizar. O jogador mais ofensivo era Emerson Sheik, que substituía Jadson, vetado por sentir dor na coxa direita. Ele pouco foi visto em campo. Mas quando apareceu, foi para decidir.

É bem verdade que Fabio Carille tinha motivo para reclamar, apesar da atuação ruim. O árbitro boliviano Raul Orosco ignorou falta cometida sobre Balbuena na área.

Letárgico e abusando da lentidão, o Corinthians começou o segundo tempo sem dar qualquer sinal de vida. Não que os venezuelanos dificultassem tanto assim. Havia espaço para jogar, mas os donos da casa não sabiam aproveitar, mesmo com a bola correndo com maior rapidez no gramado molhado e Romero trocando de lado com Clayson no ataque.

Alguém tinha de aparecer. Conhecido mais pela importância dos gols do que pela quantidade, Sheik cabeceou para tirar o Corinthians da dificuldade aos 19 minutos do segundo tempo. Ele tem 28 gols em 165 partidas com a camisa da equipe. Mas na campanha de 2012, ele fez três gols entre semifinais e finais. Dois deles, contra o Boca Juniors (ARG), confirmaram o título.

Foi o bastante para ele nesta quarta. Três minutos após o gol, foi substituído por Junior Dutra. Saiu aplaudido de pé pelos mais de 31 mil torcedores no estádio.

Pernía desviou contra o próprio gol cruzamento de Rodriguinho, mas foi uma formalidade. O Deportivo Lara não tinha nenhuma força ofensiva para buscar o empate. Serviu para o meia comemorar a jogada em sua 150ª partida pelo Corinthians.

Com a primeira vitória na Libertadores de 2018 e com a perspectiva de jogar contra o Bragantino, no domingo (18), pelas quartas de final do Paulista, a diretoria corintiana tenta resolver a situação do lateral esquerdo Zeca.

O clube deseja contratar o jogador, que briga na Justiça com o Santos, mas não quer ficar encarregado de pagar a multa de R$ 50 milhões, caso o atleta não tenha decisão favorável.

“Temos interesse no jogador, mas não queremos correr riscos”, disse o diretor de futebol Duilio Monteiro Alves.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.