Publicado em 10/09/2015 às 19:32, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Com 13 fundadores, Liga Sul-Minas é criada para ter torneio com 10 times

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Folha de São Paulo

Após seguidas reuniões preparatórias, a Liga Sul-Minas foi criada oficialmente em encontro no Flamengo para realizar um campeonato regional no início do próximo ano. O detalhe curioso é que são 13 fundadores no estatuto, mas só estão previstas 10 equipes na competição. A realização do torneio, no entanto, depende de a CBF dar aval e incluí-la no calendário.

Os clubes fundadores são Inter, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR, Chapecoense, Figueirense, Avaí, Joinville e Criciúma. Só que esses três últimos não participariam do primeiro campeonato, apesar de serem criadores do grupo. A ideia é ter oito datas, com dez times, em um fórmula ainda a ser definida.

“Minha percepção é de que a CBF vai aceitar. Estamos em uma conjuntura que não cabe mais impedir os clubes de disputar a competição que quiserem, afirmou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr.

Após estudos iniciais, foi feita a promessa de gerar um renda de R$ 80 milhões para os clubes. A se tornar realidade, isso representaria um rendimento bem superior ao recebido pelos times nos Estaduais.

Há forte resistência das federações do Paraná, do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. As suas alegações são de que o campeonato prejudicaria os Estaduais por não haver datas disponíveis. “Não sou contra. Quero saber onde vão botar os campeonatos, questiona o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto. A CBF e a Globo já declararam não ver espaço no calendário. Há federações que ameaçam ventar como a Ferj (Federação do Estado do Rio de Janeiro).

“Se tiver algo no estatuto da Ferj, vamos jogar mesmo assim. Se tiver que perder dinheiro, perdemos agora para ganhar mais na frente por algo meritório, contou o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. Times como Flamengo, Fluminense, Atlético-PR, Coritiba, entre outros, já indicaram que vão jogar os Estaduais com equipes reservas.

Em contrapartida, o presidente da Federação Catarinense, Delfim Peixoto, que é vice de Marco Polo Del Nero, participa do movimento pela liga. “Será que vão enfrentar essa liga com essa quantidade de clubes?, questiona ele.

A proposta da liga será levada oficialmente à confederação provavelmente em duas semanas. Del Nero deve ficar em uma situação complicada. Para vetar, terá de dizer não a 12 times da Série A do Brasileiro logo em um momento em que está fragilizado politicamente.

O presidente da nova liga é o Gilvan Tavares Pinho, do Cruzeiro, eleito na primeira reunião.