Publicado em 27/10/2015 às 19:00, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

CBF aprova Liga Sul-Minas-Rio, mas "briga" ainda está longe de acabar

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) aprovou por unanimidade a realização da Liga Sul-Minas-Rio. Todas as entidades presentes na reunião desta terça-feira (27) deram o aval para que a competição acontecesse.

Há, no entanto, uma condição para tal aprovação que mantém a "briga" entre as partes: as datas da competição precisam entrar no calendário da CBF. Além disso, cada clube precisa da aprovação de sua respectiva federação, além de respeitar normas do Estatuto do Torcedor para poder ser convidado. 

A série de condições explica a aprovação por unanimidade, uma vez que várias entidades prometiam votar pelo contrário. Mesmo com o aval, eles farão jogo duro para que a competição saia do papel. 

Tudo indica que a briga continuará por um longo tempo, uma vez que o presidente da Liga Sul-Minas-Rio, Alexandre Kalil, já mostrou que está disposto a ver a bola rolar com ou sem o aval da CBF. 

Na última segunda, a Liga havia divulgado que acertou o seu calendário, com a primeira rodada marcada para o dia 27, três dias antes da estreia dos campeonatos estaduais, fora do calendário.

O secretário geral da CBF, Walter Feldman, explicou o que espera da Liga. "A legislação brasileira e o calendário têm que ser respeitados. Fazer de qualquer jeito não é um bom caminho. Do jeito que está hoje, objetivamente, não é possível entrar no calendário nacional, não é possível homologar a vinculação da Liga à CBF, de uma Liga que não está respeitando os trâmites". 

FEDERAÇÕES VOTAM A FAVOR APÓS PROMETEREM JOGO DURO O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro, afirmou na segunda que votaria contra a realização do campeonato e usou até palavras como "bagunça" e "atropelo". Ainda assim, nesta terça, votou a favor. 

Até mesmo a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) já tinha se colocado completamente contra a realização da competição. Agora, usa o discurso de que dificilmente a competição poderá ser disputada em 2016.

"Acho muito difícil que a Liga ocorra em 2016. Calendário já foi divulgado e não tempos datas. Para 2017, podemos ter", disse o presidente da FERJ, Rubens Lopes, à Rádio Bradesco. 

BAIANO MANIFESTA APOIO E LEMBRA DE EXPERIÊNCIA PRÓPRIA O presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, também manifestou apoio e lembrou das dificuldades na realização da Copa do Nordeste.

"Acredito que possa ocorrer, sim. A Copa do Nordeste também foi conturbada no início e depois se resolveu rápido. É uma questão de diálogo", lembrou Ednaldo Rodrigues.