Buscar

11/08/2016 às 13:35, Atualizado em 11/08/2016 às 16:37

Brasileiro dá canseira em campeão mundial, mas cai nas oitavas de final

Estreante em Jogos Olímpicos, Rafael Buzacarini demonstrou nesta quinta-feira que vontade não é algo que lhe falta. Com muito foco e entrega no tatame da Arena Carioca 2, o paulista de 24 anos do peso-meio-pesado (até 100kg) começou sua trajetória com uma empolgante vitória por ippon sobre o uruguaio Pablo Aprahamian e avançou às oitavas de final. No combate seguinte, porém, ele conseguiu segurar um empate até o minuto final, mas acabou levando uma punição, por falso ataque, e acabou sucumbindo diante do japonês Ryunosuke Haga, o atual campeão mundial. Apelidado de Bolo Cru, porque tem a pele bem branca e era gordinho quando começou criança no judô, Rafael perdeu, mas saiu muito aplaudido pela torcida que encheu as arquibancadas do palco da arte marcial na Rio 2016.

- Lutar de igual pra igual com o campeão do mundo não é fácil. Mas isso é judô. Pra ser campeão tem que enfrentar todo mundo. É levantar a cabeça e continuar trabalhando - disse Buzacarini.

Buzacarini ficou pelo caminho, mas a grande esperança do Brasil de ouro nesta quinta-feira já está nas quartas de final. Por ser cabeça de chave, Mayra Aguiar estreou nas oitavas da categoria até 78kg e precisou de apenas 39 segundos para avançar de fase. Campeã mundial em 2014 e bronze olímpico em Londres 2012, a gaúcha venceu por ippon a australiana Miranda Giambelli e seguiu mais forte do que nunca na briga pelo topo do pódio. A busca por vaga na semifinal será contra a alemã Luise Malzahn, bronze no Mundial do ano passado.

Nos cinco primeiros dias do judô na Rio 2016, a seleção brasileira conquistou o ouro com Rafaela Silva, mas frustrou as grandes expectativas que tinha de medalha com Sarah Menezes (até 48kg), Érika Miranda (até 52kg), Victor Penalber (até 81kg) e Tiago Camilo (até 90kg). Mariana Silva surpreendeu no até 63kg e acabou em quinto.

IPPON NA ESTREIA OLÍMPICA

Na primeira luta em uma Olimpíada na carreira, Rafael começou travando uma disputa forte pela pegada com o uruguaio Aprahamian. Visivelmente melhor tecnicamente do que o rival, Bolo Cru tentava buscar o melhor momento para entrar um bom golpe. O hermano só fugia da luta e acabou sendo punido duas vezes nos dois primeiros minutos.

Com a vantagem no placar, Buzacarini pôde lutar com mais tranquilidade. A vitória era questão de tempo, pois o uruguaio não tentava nem atacar. O paulista jogou Pablo para o solo e tentou um estrangulamento, defendido pelo uruguaio. Esperto, Rafa rolou pra cima do oponente e pegou o braço esquerdo dele para encaixar uma chave de braço: Ippon e vaga nas oitavas.

Fonte - G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.