Buscar

17/07/2018 às 12:01, Atualizado em 17/07/2018 às 14:28

Brasileirão está de volta e com novidades em vários clubes

Tem jogadores vendidos, outros comprados, e até treinadores trocando de equipe.

Cb image default
Divulgação

O Campeonato Brasileiro 2018 está de volta. A Copa do Mundo da Rússia serviu como uma forma de o torcedor não sentir falta da competição nacional, que volta a ser disputada mais de 30 dias depois do último jogo. Para os torcedores, há muitas novidades nos clubes. Há equipes com caras novas, outras, com jogadores de malas prontas, e até quem trocou de treinador.

Em meio a esse cenário, o Brasileirão será retomado nesta quarta-feira. A 12ª rodada, a última disputada, terminou com seis vitórias e quatro empates: São Paulo-SP 3 x 0 Vitória-BA; Fluminense-RJ 0 x 1 Santos-SP; Botafogo-RJ 2 x 0 Atlético-PR; Atlético-MG 2 x 1 Ceará-CE; Internacional-RS 3 x 1 Vasco-RJ; Bahia-BA 1 x 0 Corinthians-SP; América-MG 0 x 0 Chapecoense-SC; Paraná-PR 1 x 1 Cruzeiro-MG; Sport-PE 0 x 0 Grêmio-RS; e Palmeiras-SP 1 x 1 Flamengo-RJ.

A competição volta com o Flamengo líder, com 27 pontos. Completam o G-6, na sequência: Atlético-MG, São Paulo, Internacional, Grêmio e Palmeiras. Sport-PE, Cruzeiro-MG, Botafogo-RJ, Corinthians-SP, Vasco-RJ, Fluminense-RJ, América-MG, Chapecoense-SC, Santos-SP e Vitória-BA ocupam da sétima à 16ª posição, respectivamente.

No momento, Bahia, Paraná, Atlético-PR e Ceará são as equipes que figuram na zona de rebaixamento. Nas primeiras 12 rodadas, foram 277 tentos anotados em 120 partidas disputadas, uma média de 2,31 gols/partida.

Confira abaixo os detalhes dos maiores clubes do País.

SANTOS

Os comandados de Jair Ventura enfrentam cenário turbulento nos bastidores. Opositores ao presidente José Carlos Peres tentam avançar com um processo de impeachment. Ao mesmo tempo, a equipe ainda não conseguiu fechar com reforços e vendeu o atacante Rodrygo, 17, ao Real Madrid. Ele, no entanto, ficará no clube até atingir a maioridade, em 2019. O valor da venda foi por volta de R$ 197 milhões, dos quais a equipe receberá em torno de R$ 175 milhões. Após muitos rumores, o costarriquenho Bryan Ruiz, 32, foi confirmado como reforço para a equipe. Ele foi apresentado e já assumiu a camisa 10.

SÃO PAULO

O São Paulo se movimentou bastante nesta pausa de Brasileirão. A equipe teve a saída do meia Petros, para o Al Nassr, da Arábia Saudita. Apesar da perda do jogador, os paulistas se movimentaram rápido e trouxeram o meia-atacante equatoriano Joao Rojas, ex-atleta do Talleres, da Argentina. Outra novidade é a chegada de Bruno Peres, lateral-direito da Roma, emprestado até dezembro de 2019. Outro jogador que deve deixar a equipe é Marquinhos Cipriano, que já tinha um pré-contrato com o Shakhtar. Mais um a sair do elenco, o meia Christian Cueva foi para a Rússia, onde deve fechar contrato com o Kuban.

BOTAFOGO

Igor Rabello esteve perto de ir para o Akhmat Grozny, da Rússia, mas recusou a proposta. No entanto, o Genoa, da Itália, manifestou interesse e pode fazer uma proposta nos próximos dias. Joel Carli renovou o vínculo com a equipe até dezembro de 2020. Leandro Carvalho, atacante que veio do Ceará, retornará ao Vozão por empréstimo. Victor Lindenberg, lateral-esquerdo, foi reintegrado ao elenco após rescindir o empréstimo junto ao Paysandu. A maior notícia vem do banco, com a saída do técnico Alberto Valentim. Para o lugar dele, a diretoria trouxe Marcos Paquetá, que estava no Pune City, da Índia.

VASCO

O Cruzmaltino é outro que enfrenta turbulência interna. O presidente, Alexandre Campello, estava na Rússia e membros da diretoria não sabiam quem seria o responsável na ausência dele. Dentro das quatro linhas, o clube tem como novidade a chegada do lateral Lenon, ex-Guarani, com passagem pelo rival, Flamengo. O atacante argentino Maxi López reforça o Gigante da Colina. O zagueiro Oswaldo Henríquez, que estava no Sport, foi o terceiro nome apresentado. O meia Yago Pikachu renovou contrato com a equipe. Erazo não se reapresentou com o elenco, por conta de uma proposta recebida do exterior.

FLUMINENSE

O Tricolor das Laranjeiras, 12º colocado no Brasileiro, com 14 pontos, passa por dificuldades financeiras e, por conta disso, vive instabilidade nos bastidores. A saída do técnico Abel Braga é um exemplo. Para o lugar dele, o clube trouxe Marcelo Oliveira, com contrato até o fim do ano. Tratando-se de jogadores, o Flu trouxe o zagueiro Digão, cria das categorias de base da equipe, e o atacante Luciano, ex-Corinthians e que estava no Paok, da Grécia. Os zagueiros Luan Peres e Nathan Ribeiro foram negociados com clubes do exterior e, por isso, o time corre atrás de reforços para o setor. O próximo jogo pelo Brasileiro é contra o Vasco.

CORINTHIANS

O clube contratou o lateral-esquerdo Danilo Avelar, do Torino, da Itália. Também trouxe o atacante Jonathas, do Hannover, da Alemanha. Perdeu o preparador de goleiros Mauri Lima. Outras saídas também marcaram a pausa do Mundial. A principal foi a do zagueiro Balbuena, que fechou com o West Ham. O lateral-direito Léo Príncipe foi para o Le Havre, da França, e o centroavante Léo Jabá, para o Paok. A janela ainda levou o lateral-esquerdo Sidcley, para o Dínamo Kiev, e o meia Maycon, que já havia fechado acordo com o Shakhtar Donetsk. Kazim foi emprestado ao Lobos, do México.

CRUZEIRO

A Raposa não teve muitas notícias sobre contratações ou vendas. De confirmado, houve o empréstimo do zagueiro Digão ao Fluminense. O clube trabalha para renovar o contrato do meia Lucas Silva, emprestado pelo Real Madrid. Em relação a Arrascaeta, não houve propostas para o camisa 10. O atacante Fred está na fase de fisioterapia da lesão no joelho. Hernán Barcos, atacante que acumulou passagens por Palmeiras e Grêmio, no Brasil, foi trazido ao clube. O contrato é de um ano. A Raposa fez dois amistosos com o Corinthians, no dia 4, no Estádio do Mineirão, e no dia 11, na Arena Corinthians.

FLAMENGO

O clube rubro-negro foi um dos que mais chamaram a atenção na intertemporada. A saída do atacante Vinicius Junior, para o Real Madrid, marcou o fim da trajetória de mais de dez anos do jogador com a equipe. Felipe Vizeu e Jonas, vendidos para Udinese e Al-Ittihad, respectivamente. O técnico Mauricio Barbieri teve o contrato ampliado até o fim do ano. Para repor as ausências, o time da Gávea trouxe Fernando Uribe, atacante colombiano do Toluca, do México. O clube também segue interessado no holandês Babel, que, segundo a imprensa turca, teria acertado a saída do Besiktas para fechar com o time rubro-negro.

ATLÉTICO-MG

​O Galo se movimentou intensamente. Foram seis contratações: Yimmy Chará, do Junior Barranquilla-COL; David Terans, do Danubio-URU; José Welison e Denílson, do Vitória e Edinho, do Fortaleza. Além disso, o Atlético confirmou a efetivação do técnico Thiago Larghi até o fim do ano. Leandrinho, meia revelado pela Ponte Preta, que estava no Napoli, da Itália, foi emprestado ao Galo. Sobre as saídas, Róger Guedes não treinou com os companheiros e foi liberado para acertar sua ida ao Shandong Luneng, da China. Juan Cazares também está encaminhado para ir ao Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.

GRÊMIO

O Tricolor Gaúcho foi modesto no mercado de transferências. O clube repatriou o atacante Marinho, que estava na China, e cedeu o atacante Henrique Almeida ao Belenenses-POR. A maior novidade fica por conta da saída do meia Arthur, que se apresentou ao Barcelona. Alisson e Douglas retornaram às atividades após longo tempo afastados, por condições médicas. Ambos jogaram pelo time de aspirantes, para adquirir ritmo de jogo, e estão disponíveis para o técnico Renato Gaúcho. A equipe fez apenas um amistoso, contra o Corinthians, no dia 8, antes de retornar ao preparo para as partidas.

INTERNACIONAL

O Colorado se manteve tímido durante o período da Copa. Até o momento, nenhum nome foi anunciado pela diretoria, que prezou pela manutenção do elenco atual. Os jogadores que estavam no departamento médico antes do início do Mundial, estão em trabalho de condicionamento físico. A única novidade do time do Beira-Rio em relação a contratações e vendas foram a do lateral-direito Junio, emprestado ao Rio Ave-POR, e do meia Eduardo Henrique, também emprestado para uma equipe lusitana. Desta vez, o Belenenses que se envolveu na negociação. O atleta foi liberado com vínculo de um ano.

PALMEIRAS

O Alviverde teve muitas mexidas. O atacante Keno foi vendido ao Al Ahram Pyramids, do Egito. O reforço mais importante já vestiu a camisa do clube no início do ano. Trata-se do meia Gustavo Scarpa, que esteve envolvido em um imbróglio, por conta do vínculo com o Fluminense. O clube do Allianz Parque anunciou a chegada do zagueiro argentino Nicolás Freire, que atuava no PEC Zwolle, da Holanda. A equipe fez amistosos contra o Deportivo Árabe Unido, do Panamá, e depois encarou o Independiente Medellín. O outro foi contra o Alajuelense, da Costa Rica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.