Publicado em 17/06/2015 às 08:31, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Brasil terá delegação recorde em Pan no exterior

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Folha press

Nunca o Brasil enviou tantos atletas para um evento multiesportivo no exterior como vai acontecer neste Pan de Toronto, de 10 a 26 de julho.

Nesta terça-feira (16), ainda com alguns nomes indefinidos no basquete, ginástica artística, rúgbi e vôlei, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) anunciou que a lista brasileira nos Jogos canadenses terá 600 atletas.

A expectativa de custo da missão brasileira nos em Toronto é de R$ 10 milhões, com recursos oriundos da Lei Agnelo/Piva. O Pan reunirá mais de 6 mil atletas de 42 países das Américas na disputa por medalhas em 36 esportes e 52 modalidades.

A maior delegação esportiva da história a deixar o país havia sido a de 522 atletas no Pan de Guadalajara, no México, em 2011. Quatro anos antes, no Pan do Rio, o Brasil inscreveu 660 competidores. Por ser sede do torneio, tinha vaga em todas as disputas.

Agora, os 600 atletas brasileiros disputarão medalhas em 46 modalidades. No total, o Time Brasil terá quase mil pessoas, entre esportistas, treinadores, médicos, fisioterapeutas e oficiais nos Jogos.

DESTAQUES

Entre os convocados para Toronto estão o bicampeão olímpico Robert Scheidt (vela), os medalhistas olímpicos Mayra Aguiar, Felipe Kitadai, Rafael Silva e Tiago Camilo (judô), Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda (hipismo saltos), Thiago Pereira (natação), Yane Marques (pentatlo moderno) e jogadoras da seleção brasileira feminina de futebol (que atualmente disputa a Copa do Mundo, no Canadá), Formiga e Cristiane, entre outras.

Da nova geração que pode brilhar nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, vão ao Pan os medalhistas olímpicos da juventude Marcus Vinicius DAlmeida (tiro com arco), Hugo Calderano (tênis de mesa), Matheus Santana (natação), os tenistas Orlando Luz e Marcelo Zormann, e Isaquias Queiroz, campeão mundial de canoagem velocidade.

QG

A partir do próximo dia 28, a delegação brasileira começará a ocupar a Universidade de York, em Toronto. A instituição será uma fortaleza nacional para os Jogos Pan-Americanos, na cidade canadense.

As instalações abrigarão e servirão de local de treino para atletas do judô, luta olímpica, basquete, atletismo e tênis. Profissionais como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos também ficarão no local. Outras modalidades treinarão em outros pontos da cidade.

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) investiu R$ 1,2 milhão para reservar e pôr em operação atividades em dez prédios em York, que também sediará competições do Pan.