Publicado em 26/07/2015 às 10:00, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Brasil bate Argentina em revanche do handebol e reconquista a América

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Redação

Final do handebol na América é sinônimo de Brasil x Argentina. As duas seleções disputam a hegemonia da modalidade no continente. Apesar de ter vencido os Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007, a seleção brasileira perdeu para os argentinos a final do Pan de 2011 e do Campeonato Pan-Americano em 2012.

Neste sábado, porém, o Brasil reconquistou a hegemonia do handebol na América ao vencer os argentinos por 29 a 27 na final do Pan de Toronto - em revanche decidida apenas na prorrogação, com direito a pênalti desperdiçado no último minuto e expulsão no tempo-extra. O grande destaque brasileiro foi o goleiro Maik, que fechou a meta do início ao fim da decisão e teve atuação épica. Os outros protagonistas foram Thiagus e Hubner, com seis gols cada.

"Perdemos o pênalti no último lance e acho que poderíamos ter decidido o jogo no tempo normal. Na prorrogação, soubemos superar as adversidades e vencemos", disse o técnico Jordi Ribera na saída da quadra após a vitória.

O jogo não valia classificação olímpica, como em Guadalajara-2011, quando os argentinos levaram a melhor e tiraram os brasileiros de Londres, mas o foco da seleção era total na partida. Com as duas seleções já garantidas no Rio-2016, a final custava a medalha de ouro, a revanche e a chance dizer quem é o melhor da América.

Na semifinal, após derrotar o Chile, alguns jogadores brasileiros admitiram que estavam engasgados com os "hermanos". Na arquibancada, o clima também ficou quente com as duas torcidas bem divididas. Os argentinos colocaram mais pressão nos brasileiros. Mas dentro de quadra Maik & CIA tiraram de vez da garganta o gosto amargo do vice-campeonato do último Pan.

"Em 2007, eu fiz oito defesas no jogo e lembrei disso hoje. E sabia que tinha que estar com atenção", disse o goleiro brasileiro, que parou 22 bolas de 48, terminando a final com aproveitamento de 46%.

Noticia relacionada com atleta de Nova Andradina - Raul Nantes Campos

www.novanoticias.com.br/noticias/destaque/jogador-de-handebol-filho-de-nova-andradina-passa-ferias-na-cidade/198346