Publicado em 12/02/2012 às 12:57, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Botafogo vence e fica perto da semifinal da Taça Guanabara

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, IG

Jogando no Engenhão na tarde deste sábado, o Botafogo derrotou o Bonsucesso por 4 a 1, pela sexta rodada da Taça Guanabara – primeiro turno do Campeonato Carioca – pulando para 12 pontos no Grupo A. Maicosuel, Loco Abreu e Herrera (dois) fizeram os gols alvinegros, com Adriano Magrão descontou. Com o resultado, o time alvinegro praticamente carimba o passaporte para a semifinal da competição. Na última rodada, dia 18, o compromisso será fora de casa contra o Macaé.

O gol de Maicosuel no fim do primeiro tempo foi o alívio para o time alvinegro nos 45 minutos iniciais. Jogando de forma errada, ainda sem padrão de jogo e assustando menos do que deveria, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira teve uma atuação discreta, com direito a reclamação da torcida e lances de perigo do Bonsucesso.

Logo na entrada em campo, o torcedor pediu Herrera, no banco de reservas. Na medida em que as jogadas não saíam da forma desejada, ouvia-se as críticas vindas da arquibancada. Uma arquibancada, aliás, vazia. Pouca gente enfrentou o forte calor de sábado para ir ao Engenhão. Mesmo o Botafogo vindo de uma goleada de 5 a 0 sobre o Olaria.

Com dores na perna direita, Andrezinho foi vetado. Em seu lugar, entrou Felipe Menezes. A verdade é que Felipe Menezes, Elkeson e Loco Abreu tiveram dificuldade para pôr a bola no chão e chegar com clareza ao gol adversário.

Em contrapartida, o goleiro alvinegro Jefferson teve bastante trabalho no primeiro tempo. No lance mais emblemático, Bóvio, da intermediária, obrigou o camisa 1 alvinegro a grande defesa. O jogador parecia indefinido quando, aos 41 minutos, depois de tabelar com Elkeson, Maicosuel se livrou de dois marcadores e, de fora da área, acertou o canto direito do goleiro: 1 a 0.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Oswaldo de Oliveira comentou a sensação de ter jogador bem só não veio porque faltou o segundo gol. Não durou dois minutos para sua profecia: 2 a 0. O gol pode não ter mudado a impressão do torcedor sobre o jogo, mas causou alívio, pois a partir daí era só administrar o resultado.

Mas o Bonsucesso não se entregou. E aos 11, Marcos Goiano evitou a saída de uma bola que parecia sem perigo, jogou no meio da área e, para a surpresa alvinegra, Adriano Magrão surgiu entre os zagueiros e, de primeira, emendou no canto esquerdo do goleiro Jefferson: 2 a 1.

Maicosuel, com dores no joelho, foi substituído por Cidinho. O torcedor não havia entendido a alteração, achando que seria por questão meramente técnica e esboçou vaias a Oswaldo.

Mas a vitória em grande estilo viria com o gol do jogador que a torcida tanto pedia. Herrera saiu do banco de reservas para substituir Felipe Menezes. E logo no seu primeiro lance, o atacante argentino aproveitou bem o rebote de uma bola de Loco Abreu no travessão e fuzilou de perna esquerda para ampliar: 3 a 1.

O atacante argentino queria mais. E aos 45, depois de driblar Dieguinho, fezo quarto, com categoria, tirando do alcance do goleiro.