Publicado em 26/08/2015 às 12:44, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

<b>CBF divulga calendário 2016 e Brasileiro pausa para Seleção</b>

Copa Sul-Minas, que estava sendo negociada não aparece no calendário

Redação, Terra

O calendário oficial do futebol brasileiro para 2016 foi divulgado na noite desta terça-feira pela CBF e atende em parte a uma reivindicação antiga dos clubes: a de paralisar o Brasileiro durante o período de jogos da seleção. Isso vai valer para as oito datas reservadas no ano que vem para partidas do Brasil pelas eliminatórias do Mundial de 2018.

Um outro ponto de destaque do calendário é que não vislumbra a Copa Sul-Minas, negociada por clubes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas e Rio, e que dependeria de um aval da CBF para ser disputada.

A tabela das eliminatórias do Mundial ainda não foi elaborada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Mas não haverá jogos de seleções aos sábados e domingos. Um problema com o qual a CBF terá de lidar diz respeito, no entanto, à proximidade dos compromissos do time do Brasil com as rodadas de meio de semana do Brasileiro.

É muito provável, por exemplo, que os jogos ‘casados’ sejam realizados na quinta ou sexta e outro na terça, o que tornaria praticamente inviável a participação dos atletas convocados nas rodadas anterior e posterior aos jogos do Brasil.

Até porque a seleção vai precisar treinar alguns dias e, no caso das partidas seguintes, haveria pouco tempo de recuperação dos jogadores ou mesmo a impossibilidade de chegarem a seus clubes, se o jogo for fora do País.

Os estaduais começarão em 31 de janeiro e, assim como foi neste ano, terão 19 datas. A CBF informou que divulgará em breve um calendário específico sobre futebol feminino e de base.