Publicado em 19/07/2015 às 15:33, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

<b>Brasil atropela Itália e mantém campanha perfeita no Grand Prix de vôlei </b>

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

Nem o fato de ter jogado em casa ajudou a Itália. Com um show de bloqueios e destaque para a central Juciely, a seleção brasileira de vôlei feminino atropelou as europeias neste sábado (18), em Catania, e venceu por 3 sets a 0 (25/17, 26/24 e 25/17) em partida que encerrou a segunda fase do Grand Prix.

O Brasil terminou o jogo com 18 pontos de bloqueio, o dobro do que a Itália registrou. Foi uma evolução consistente das comandadas por José Roberto Guimarães em relação aos números da partida anterior no Grand Prix – vitória sobre a Bélgica na sexta-feira (17).

Grande parte da evolução do bloqueio do Brasil deve-se ao desempenho da central Juciely. Ela marcou dez pontos no fundamento contra as italianas. Com outros oito em ataques, a camisa 2 terminou a partida como a principal anotadora da seleção vitoriosa.

O curioso é que a central Carol, principal bloqueadora do Grand Prix, rendeu bem menos nesse fundamento contra a Itália. Ela anotou apenas quatro pontos e fechou a partida com um total de nove (os outros cinco foram em ataques).

O desempenho do bloqueio confirmou a soberania do vôlei feminino brasileiro em duelos recentes com a Itália. O time sul-americano venceu os últimos oito confrontos válidos pelo Grand Prix.

O resultado deste sábado também confirmou a campanha positiva que o Brasil tem feito no torneio. Desde a derrota na primeira parcial contra o Japão, na estreia, a equipe de José Roberto Guimarães venceu 27 dos 28 sets que disputou no torneio. São 27 pontos conquistados e a melhor campanha de 2015 – a China, dona do segundo melhor desempenho, tem 26 pontos.

Aliás, a fase positiva do Brasil no Grand Prix é até mais longa do que a atual temporada. Atual bicampeão, o time sul-americano venceu 31 de seus últimos 32 compromissos na competição.

Nem a divisão de forças minou a campanha do Brasil no Grand Prix deste ano. Zé Roberto preservou titulares como Sheilla, Fabiana e Thaísa, e outras jogadoras importantes do time, como Jaqueline, Fê Garay e Camila Brait, foram para os Jogos Pan-Americanos. Entre as sete que formam a equipe ideal, apenas a levantadora Dani Lins esteve em quadra em Catania.

O Brasil agora volta a jogar na fase final do Grand Prix, que será disputada nos Estados Unidos. China, Itália, Rússia, Japão e as anfitriãs serão as rivais do time sul-americano em busca do tricampeonato.