Publicado em 06/11/2014 às 09:46, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Barcelona bate Ajax e se classifica na Liga em noite histórica para Messi

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Redação

O Barcelona venceu o Ajax por 2 a 0 fora de casa e está classificado antecipadamente para o mata-mata da Liga dos Campeões, mas a noite em Amsterdã foi de Lionel Messi. Autor dos dois gols do triunfo, o argentino chegou a 71 e igualou Raul Gonzalez, ídolo do Real Madrid, como o maior artilheiro da história da competição.

A marca, por si só, é histórica. Messi chega à ponta da artilharia aos 27 anos de idade, dois a menos que Cristiano Ronaldo e oito a menos do que Raul quando o espanhol chegou aos 71 gols, atuando pelo Schalke 04.

No atual contexto, porém, a briga direta com Cristiano Ronaldo talvez valha até mais para o argentino, que vê seu maior rival arrancar melhor na temporada. Messi, que vem sendo questionado justamente pela perda de poder de fogo, consegue roubar uma meta individual que o português perseguia abertamente.

O recorde também é um alívio para o Barcelona. Depois das derrotas para Real Madrid e Celta de Vigo, pelo Espanhol, o time catalão estava pressionado pelos críticos. Se não mudou esse cenário com uma atuação mediana, ao menos o time conseguiu um novo foco (positivo) para a imprensa: o seu camisa 10.

Com a vitória fora de casa, o Barcelona chegou a nove pontos no Grupo F, um a menos que o PSG, que venceu o Apoel na rodada. Como o time cipriota e o Ajax tem poucos pontos (um e dois, respectivamente, o time catalão está classificado por antecipação.