Publicado em 30/11/2015 às 11:21, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

<b> 5 times ainda brigam contra degola. Veja o que cada um precisa para escapar</b>

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

  • Paulo Fernandes/Vasco.com.br

    Vasco ainda pode escapar do rebaixamento, mas precisará de combinação de resultados

    Vasco ainda pode escapar do rebaixamento, mas precisará de combinação de resultados

Ao fim da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, cinco times brigam para fugir do rebaixamento: Coritiba, Avaí, Figueirense, Goiás e Vasco. Confira o que cada um deles precisará fazer - e torcer - para conseguir se livrar da degola no próximo domingo (06 de dezembro), data da rodada final do nacional.

Coritiba

Após vitória sobre o Palmeiras por 2 a 0, o Coritiba é quem está em melhor posição na briga. Em 15º e com 43 pontos, depende só de si na última partida, contra o Vasco, em casa. Um empate salva a equipe, independentemente de outros resultados.

Ainda que perca, seguirá com chance de ficar na Série A. Vasco e Figueirense podem empatar com o Coritiba em pontos e em número de vitórias, mas precisam tirar diferença no saldo de gols. No quesito, o clube tem vantagem de 15 gols para o adversário carioca e de 4 para o catarinense, que encara o Fluminense, no Orlando Scarpelli.

Avaí

O time de Santa Catarina iniciará a 38ª rodada fora da zona da degola, na 16ª colocação, com 41 pontos - o primeiro dentro, Figueirense, tem 40. O time terá, contudo, de enfrentar o Corinthians, já campeão, em São Paulo. Uma vitória o salva do rebaixamento, sem depender de mais ninguém.

Caso empate, terá de secar Figueirense e Vasco, que somam 40 pontos. Se perder, terá também de torcer contra o Goiás, que, com uma vitória, chegaria a 41 pontos e empataria em número de triunfos, além de ter saldo melhor (-9 a -22).

Figueirense

A situação do Figueirense inspira cuidados. Após a derrota para o São Paulo nos últimos minutos, o clube catarinense viu sua situação piorar.

Ocupando atualmente a 17ª colocação, com 40 pontos, o Figueirense precisa vencer o Fluminense na próxima rodada para ter chances de seguir na primeira divisão.

Nem mesmo um empate interessa ao clube alvinegro, pois o Avaí, primeiro time fora da zona de rebaixamento com 41 pontos, possui uma vitória a mais e ficaria à frente pelo critério de desempate.

Vasco

A situação do clube carioca é delicada. Mesmo tendo derrotado o Santos por 1 a 0, o Vasco ainda precisa de uma combinação de resultados na última rodada.

Como o Coritiba venceu o Palmeiras, em São Paulo, o clube alviverde chegou a 43 pontos e não pode mais ser alcançado pelas cariocas, que chegaram a 40 pontos hoje e possuem um saldo de gols pior (-11 a -26).

Com isso, Vasco precisa torcer contra Figueirense (40 pontos) e Avaí (41) na última rodada, além de derrotar o Coritiba, no Couto Pereira, para se salvar do rebaixamento.

Goiás

A situação do Goiás está praticamente sacramentada. Apesar de ter derrotado a Chapecoense por 3 a 1, o clube goiano chegou aos 38 pontos e ocupa a penúltima colocação do torneio.

Para seguir na primeira divisão, o Goiás precisará derrotar o São Paulo, no Serra Dourada, e ainda torcer por tropeços de Vasco (40 pontos), Figueirense (40 pontos) e Avaí (41 pontos), este último o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Como o saldo do Goiás é melhor que o do Avaí (-9 a -22), a combinação de resultados poderia favorecer o clube esmeraldino.