Publicado em 11/09/2015 às 06:42, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Arbitragem reage à onda de críticas

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

Após a crescente onda de críticas à arbitragem do Campeonato Brasileiro, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) reagiu. O presidente da entidade reivindica o uso de tecnologia para que os profissionais de arbitragem sejam preservados.

"Ou se coloca a tecnologia também em nosso favor ou então se retira esses recursos das transmissões. A TV é equipada com câmeras que aumentam a visão em 300 mil vezes, sendo possível enxergar até uma formiga no campo. É humanamente impossível que se cobre de um árbitro uma mesma visão do lance", declarou o presidente da Anaf, Marco Antônio Martins.

O dirigente também cobrou investimentos por parte da CBF. Martins cita, inclusive, que a tecnologia da linha inteligente, utilizada durante a última Copa do Mundo, no Brasil, está no país, mas desligada. Sobrou até para as redes de televisão que transmitem o campeonato nacional.

"Veja o exemplo do vôlei. Quando há um lance polêmico, é utilizado um recurso que avalia se houve o toque na bola ou se a bola foi para fora. Você perde alguns segundos para a análise, mas se tem uma resposta justa, evitando polêmicas. Por que no futebol não pode ter o mesmo? Mas a TV vai ficar muito brava em parar a transmissão".

Outra sugestão feita pela Anaf é a possibilidade de o árbitro receber orientações externas, após análises dos lances pela televisão.

"Eles não permitem que o árbitro receba aviso de fora porque vão contestar a vida do profissional que passou a informação. A arbitragem ainda é vista como um custo e não como um investimento".