Publicado em 21/10/2015 às 18:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Após anos atrás, Palmeiras supera renda do Corinthians em R$ 42 mi em 2015

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

O Palmeiras supera o Corinthians em arrecadação no ano de 2015 após vários anos atrás. Até agosto desta temporada, o clube alviverde soma R$ 42 milhões a mais em receita do que o rival, e certamente fechará o ano à frente. A bilheteria é a principal responsável pela diferença já que os corintianos não têm acesso à renda de seus jogos pelo modelo de exploração do estádio.

Em oito meses, o Palmeiras obteve R$ 243 milhões. No mesmo período, o Corinthians ficou com R$ 201,6 milhões – sua venda de ingressos gerou cerca de R$ 60 milhões destinados ao pagamento do fundo da sua arena.

A reação palmeirense deve-se a alguns fatores, sendo o principal deles o Allianz Parque. A renda de bilheteria foi similar a corintiana, ficando em cerca de R$ 60 milhões até agora. O sócio-torcedor, vinculado à arena, também explodiu. Mais, o clube fechou patrocínios em toda a sua camisa que já geraram R$ 50 milhões.

Pela média de arrecadação, o Palmeiras completaria o ano na casa dos R$ 360 milhões. Mas, na diretoria do clube, há a certeza só de ultrapassar R$ 300 milhões já que a bilheteria cai em  dezembro. O número final depende de alguns fatores como a final da Copa do Brasil, que pode representar R$ 10 milhões.

De qualquer maneira, o valor é bem superior aos R$ 267 milhões do ano passado, considerado o montante corrigido pela inflação. E o clube tem operado em superávit de R$ 5,7 milhões até agosto já que as despesas com o futebol subiram, mas não acima do que se podia pagar.

No Corinthians, houve uma melhora nas contas, embora a situação ainda seja complicada. Considerada a correção pela inflação do valor do ano passado, a arrecadação cresceu R$ 16 milhões para atingir os R$ 201 milhões. O dinheiro da bilheteria certamente faz falta.

“Teríamos um impacto de R$ 30 milhões a mais líquido com a bilheteria porque 50% do que se arrecada fica para as despesas de jogo ou da manutenção do estádio, explicou o vice de Finanças do Corinthians, Emerson Piovezan. “Nosso objetivo é fechar perto da casa dos R$ 300 milhões.

Sem o estádio, a televisão teve o maior impacto na receita corintiana com R$ 97 milhões. Já o patrocínio ficou em R$ 47 milhões, patamar que deve superar o Palmeiras considerado o ano inteiro. Ainda assim, o clube ainda tem um déficit de R$ 30,5 milhões até agosto de 2015. Um buraco menor do que o do ano passado, que atingiu mais de R$ 100 milhões, mas ainda significativo.

“Temos que trabalhar para reduzir mais despesas para o próximo ano, e aumentar a receita com novos patrocínio. O objetivo é o equilíbrio das contas, contou Piovezan.