Buscar

15/11/2017 às 18:03, Atualizado em 15/11/2017 às 16:43

Amistosos frustram planos de Tite, e meio-campo vive dilema rumo à Copa

Lesões impedem experiências com Coutinho e Diego, e técnico tem questões para lista de março.

Cb image default
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Tite costuma dizer que o meio-campo é o setor mais importante de um time de futebol. Ironia do destino, ele se tornou também o polo das principais dúvidas do técnico em busca de um grupo que possa disputar o título da Copa do Mundo.

Quando convocou 25 jogadores para os amistosos contra Japão e Inglaterra, o técnico queria observar Fernandinho e Coutinho centralizados, ditando o ritmo, tanto defensiva como ofensivamente. Não conseguiu, em razão da lesão muscular que tirou o meia do Liverpool da partida diante dos orientas, justamente aquela que em Tite queria fazer observações.

Outra meta era descobrir se Diego poderia ser o meia reserva, aquele com capacidade para entrar em campo ao longo de um jogo e mudar o cenário, levar o Brasil à vitória.

Mas o jogador do Flamengo também se apresentou machucado, não foi relacionado diante do Japão e terminou a rodada de amistosos sendo o único de linha que não entrou em campo por um segundo sequer. O outro foi o goleiro Ederson, que está com mais de um pé na Copa.

A escassez de alternativas fez com que Tite “oficializasse” uma nova posição para Fernandinho. Até então reserva de Casemiro, o volante, que vive grandíssima fase no Manchester City, se tornou alternativa a Renato Augusto. Contra o Japão ele foi titular nessa função, e na última terça-feira, no empate sem gols com a Inglaterra, entrou no lugar dele e acertou a trave.

Na soma dos 10 dias de Europa, Tite observou Giuliano no lugar de Paulinho, Diego e Coutinho nos treinamentos, escalou Fernandinho, mas nenhuma formação fascinou. Isso deixa as portas da Seleção abertas a novidades na convocação de março, para os amistosos contra Rússia e Alemanha, nos dias 23 e 27 desse mesmo mês.

Hernanes, maior responsável por tirar o São Paulo da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, está no radar da comissão técnica, bem como Luan, atacante do Grêmio que, na visão de Tite, pode ocupar uma faixa mais central em seu sistema tático.

A convocação para os próximos amistosos, que seria apenas uma introdução da lista final para a Copa, ganhou importância. Sem todas as dúvidas sanadas, Tite pode fazer novas experiências para encontrar um grupo ideal.

Fonte - Globo Esporte

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.