Buscar

18/08/2016 às 17:35, Atualizado em 18/08/2016 às 18:36

Americana culpa brasileira por queda de bastão; ambas são desclassificadas

Uma confusão na segunda troca de bastões gerou a desclassificação do Brasil no revezamento 4x100m feminino. Pelo tempo de 42s85, o país teria ficado na nona colocação geral e não passaria à final. Mas o quarteto se despediu de forma mais amarga após a equipe dos Estados Unidos reclamar de um esbarrão de Kauiza Venâncio em Allyson Felix, que derrubou o bastão - a equipe americana cruzaria em último lugar na esperança de pedir o recurso, mas como o objeto caiu fora da área de passagem, não adiantou em nada. O time verde-amarelo foi punido, mas as americanas também estão fora da briga por medalhas.

- Eu fui empurrada, perdi completamente o equilíbrio para passar para English. Talvez, se eu tivesse mais um passo, fosse diferente, mas eu estava completamente caindo. Estou muito chateada - disse Felix, vice-campeã dos 400m na Rio 2016.

Alheia ao problema enfrentado pelas principais adversárias pelo pódio, a Jamaica, liderada por Shelly-Ann Fraser-Pryce, foi a mais rápida do dia e cravou o melhor tempo do país no ano: 41s79. A última vaga ficou com a China, com o tempo de 41s70. A disputa por medalhas será às 22h15 (horário de Brasília) desta sexta-feira.

Brasil larga mal e atrapalha americanas

A formação titular do Brasil foi confirmada nesta quinta-feira. A comissão técnica da Confederação Brasileira (CBAt) segurou a lista até o último momento na esperança de que o departamento médico liberasse Ana Cláudia, que sentia desconforto no joelho direito mas era um dos pilares do time ao lado de Rosângela Santos. Não foi o que aconteceu.

A escalação do Brasil foi aberta por Bruna Farias, que não largou bem e demorou a passar o bastão para Franciela Krasucki. Na segunda transição, Kauiza esbarrou em Allyson Felix, que não conseguiu alcançar English Gardner. A multicampeã americana ficou furiosa e reclamou muito. As brasileiras alegaram que o toque ocorreu depois de o bastão adversário cair, mas as imagens mostraram que, na verdade, aconteceu antes, como afirmaram as americanas.

- Eu só senti o toque, me desequilibrei, mas estava na minha raia. Vamos ver o que a comissão fala. Não pisei na raia de ninguém. Ela me tocou. Desequilibrou, mas deu para recuperar - disse Kauiza.

Kauiza passou o bastão para Rosângela ocupando uma das últimas posições. A velocista carioca arrancou de forma impressionante e conseguiu cruzar a linha de chegada na quarta colocação. Houve muita expectativa até a divulgação dos tempos no telão. Quando apareceu a marca de 42s85, 15 centésimos mais lenta do que a da China e Canadá, o sonho da final foi encerrado. Depois das reclamações americanas, a eliminação tornou-se ainda mais amarga.

- O que vimos foi que a americana que bateu na Kauiza, mas de forma alguma ela estava com o corpo na outra raia. Um braço bateu no outro braço. Temos que chegar e ver. Ela se recuperou bem rápido e conseguiu chegar em mim. Eu corri do jeito que tinha de ser corrido. Tentei ao máximo chegar na menina da frente. Saímos com a cabeça erguida. Buscamos ao máximo. Esporte é isso. Ás vezes caímos, mas não vamos desistir nada até ganhar mais uma medalha.

Fonte - G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.