Publicado em 02/06/2012 às 13:38, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Agora com 86 clubes, CBF divulga vagas para Copa do Brasil, nenhuma para o MS

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Gazeta MS

A Confederação Brasileia de Futebol divulgou nesta sexta-feira as mudanças na Copa do Brasil à partir de 2013. Agora composta por 86 clubes, a competição será disputada por 70 clubes oriundos das competições estaduais – antes eram 54 -, dez clubes do ranking nacional de clubes e seis da Libertadores da América, que voltam a disputar o torneio. As novas vagas regionais foram distribuídas em 14 unidades da federação, de acordo com o Ranking Nacional das Federações e o Mato Grosso do Sul, 19º, ficou de fora, mantendo as duas vagas atuais. Águia Negra e Naviraiense, campeão estadual e vice, respectivamente, disputam a próxima edição.

Melhores colocados neste ranking, Rio de Janeiro e São Paulo ficaram com duas novas vagas e agora contam com cinco clubes cada. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná ganharam mais uma vaga indo à quatro participantes. Também com mais uma vaga, mas agora com três clubes na competição estão Pernambuco, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal, o 14º no ranking.

À partir daí, as federações mantiveram o atual número de participantes. Na ordem de classificação, Espírito Santo, Paraíba, Maranhão, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Piauí e Mato Grosso continuam com dois clubes cada. Já o Acre, Tocantins, Rondônia, Amapá e Roraima classificam apenas uma equipe para a competição nacional.

Segundo o novo regulamento da Copa do Brasil, 80 clubes iniciam a competição em jogos mata-mata até definirem os 10 melhores. A estes se juntam os participantes da Libertadores da América formando os 16 times da fase de oitavas de final. Caso o Brasil tenha apenas cinco clubes na Libertadores, o mais bem colocado do ranking nacional de clubes será convidado para completar as oitavas.

Outra mudança confirmada pela CBF ainda em 2011 é em relação ao processo de classificação para a Copa Sul-Americana. A fase eliminatória brasileira deixará de existir. O Brasil enviará quatro representantes para a competição, e a escolha deles não será mais apenas pela classificação do Campeonato Brasileiro. Serão indicados os clubes que deixarem a Copa do Brasil antes do início da Sul-Americana, de acordo com a classificação do Brasileiro do ano anterior. Os mais bem colocados no Brasileirão 2012 que deixarem precocemente a Copa do Brasil de 2013 terão a chance de entrar na competição da Conmebol.