Três usinas de açúcar e álcool desistiram de investir em Mato Grosso do Sul. Entre 2005 e 2007, três empresas pediram incentivos fiscais do governo para instalar unidades em Três Lagoas, Dourados e Campo Grande, mas ao longo dos anos, decidiram descontinuar seus projetos.
O governo do Estado publicou do Diário Oficial de hoje (23), o cancelamento de incentivos fiscais para a Usina de Açúcar e Álcool Três Lagoas Ltda, que desistiu de implantar a indústria. A Dourados Álcool e Açúcar Ltda também perdeu benefícios por não implantar unidade industrial, assim como a Campo Grande Agroenergia S.A. , que também desistiu do projeto.
Atualmente, o Estado tem 22 usinas de açúcar e álcool em operação e a maioria ainda não atingiu sua capacidade de produção, segundo a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul). Isso resulta em crescimento e expansão em maior velocidade, se comparado com outros Estados brasileiros.
De acordo com o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, muitas usinas começaram a chegar no Estado em 2005, porém em 2013 o setor foi atingido por geadas rígidas o que gerou consequências fortes até o ano passado.
A previsão de crescimento para a safra de 2015/16 é de 15%, mesmo com um momento difícil para o setor em outros regiões do país. "É um crescimento bom, temos feito um esforço grande para poder expandir, já que o canavial no Estado foi castigado por causa de uma geada rígida que aconteceu em 2013, isso causou prejuízo enorme para o setor, que voltou a sofrer com este fato também na safra de 2014", informa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.