Dados do último levantamento do Siga MS Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, divulgado dia 11, ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS, mostram que o plantio de soja já atingiu 76% da área referente à safra 2015/2016 em Mato Grosso do Sul. O percentual corresponde a 1,82 milhão de hectares do total previsto para a temporada, que é de 2,4 milhões de hectares.
Na maioria dos municípios da região Sul do Estado o plantio atinge 80% ou mais da área semeada. Já no Norte, a estiagem da última semana resultou em baixa umidade do solo, com isso, poucos ultrapassam os 60%. O atraso da região é de apenas 9% se compararmos com o mesmo período da safra 2014/2015. Com a previsão de chuva moderada para as próximas semanas a expectativa é que o plantio evolua rapidamente, explica o analista de grãos da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto.
No que diz respeito à sanidade das lavouras, de acordo com informações do Consórcio Antiferrugem, até o momento há apenas um registro da doença no município de Dourados, o mesmo número da safra passada. O produtor tem feito a tarefa de casa e tomado todos os cuidados necessários para evitar o aparecimento de focos da ferrugem nas lavouras. Ainda assim, na fase de desenvolvimento da planta, é preciso redobrar a atenção, ressalta o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortlotto.
A estimativa da Aprosoja/MS, é que o Estado produza 7,4 milhões de toneladas do grão e que a área plantada supere em 4,5% o alcance registrado no ciclo anterior, quando registrou 2,3 milhões de hectares.
Toda sexta-feira, os técnicos da Aprosoja/MS retornam do campo com os dados obtidos nas visitas às propriedades e são inseridos no Siga MS.
Sobre o Sistema Famasul O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.