Publicado em 16/10/2012 às 19:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Petrobras diz que alta do combustível virá, mas não sabe quando

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação , Reuters

Um aumento dos combustíveis no Brasil é algo que ocorrerá "certamente", mas ainda não há prazo para isso acontecer, afirmou nesta terça-feira a presidente da Petrobras, Graça Foster.

"O aumento de combustíveis certamente virá. Quando? Não tem data, é importante dizer. Quando? Não tem data", afirmou ela a jornalistas após ser homenageada em almoço no Copacabana Palace, promovido pelo Lead (Grupo de Líderes Empresariais).

Ela disse ainda que o aumento dos combustíveis não ocorrerá no curto prazo.

De acordo com a executiva, a empresa não vai esperar um aumento de combustível para melhorar seu fluxo de caixa, e por isso busca operar de forma mais eficiente.

A Petrobras atualmente trabalha com margens ruins na área de abastecimento por importar combustível a preços mais altos do que vende no mercado interno.

A executiva disse que um esperado aumento da mistura de etanol na gasolina seria importante para a empresa, pois reduziria a necessidade de importação do combustível fóssil. Mas a presidente ressaltou que seria necessária uma oferta satisfatória do biocombustível.

Especialistas trabalham com a possibilidade de uma produção maior de etanol no ano que vem, quando a mistura poderia subir para 25%, ante os atuais 20%.

Segundo Foster, a empresa está buscando a experiência de parceiros da China e da Coreia do Sul para os projetos das novas refinarias.