Publicado em 09/02/2012 às 13:02, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

MS poderia dobrar a produção na pecuária

Para isso teria que investir em técnicas de recuperação de pastagens e redução na degradação do solo

Redação, Correio do Estado

“Do total de 18 milhões de hectares destinados às plantações de Mato Grosso do Sul, nove milhões estão degradados, e a outra metade se divide entre plantações de florestas, lavouras, cana-de-açúcar e pastagens não degradadas. Se os produtores reagissem, poderiam dobrar a produção do Estado, e até 2020 fazer com que MS arrecadasse R$ 10 bilhões a mais do que recebe atualmente”. A afirmação é do engenheiro agrônomo Armindo Kichel, palestrante do Programa Mais Pastagem, em Sonora.

Armindo Kichel afirma que caso adotada práticas de integração, como: lavoura, pecuária e floresta, e práticas de recuperação de pastagem, um dos primeiros pontos visíveis seriam refletidos na carne bovina. Numa estimativa de área de 9 milhões de hectares de pastagem degradada, o Estado produziria 45 kg/ha/ano, já em uma área com 3 milhões de hectares a menos, mas com pastagem média, o produção aumentaria 75 kg/ha/ano.

Durante a palestra “principais causas da degradação de pastagens e diagnósticos da propriedade”, do Programa Mais Pastagem, Kichel informou que, em melhores perspectivas, MS tem capacidade de aumentar sua produção de carne em 70% em um curto espaço de tempo.