Publicado em 17/01/2013 às 19:00, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

MS já colheu cerca de 7% da área cultivada com soja

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, G 1 MS

Mato Grosso do Sul já colheu cerca de 7% da área cultivada com soja na safra 2012/2013, que foi de aproximadamente 2,1 milhões de hectares. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16), pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), durante a abertura oficial da colheita do grão no estado, em uma fazenda do município de Bandeirantes.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquale, as áreas que já foram colhidas haviam sido semeadas com variedades super precoces e, por isso, atingiram o ponto de colheita mais cedo. A expectativa da entidade é que a maior parte das lavouras com o grão no estado sejam colhidas a partir do dia 6 de fevereiro. “A previsão é que até o dia 15 de março a colheita esteja encerrada”.

Sobre a safra, Dalpasquale reiterou os dados apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu último levantamento. A projeção é de que a safra chegue aos 6,051 milhões de toneladas, o que vai representar um incremento de 30,7% em relação aos 4,628 milhões de toneladas produzidas em Mato Grosso do Sul no ciclo passado. A produtividade também deve ter um incremento, 17,6%, passando de 2,5 mil quilos por hectare para 3 mil quilos por hectare.

O presidente da Aprosoja/MS disse ainda que um veranico, fenômeno meteorológico em que ocorre um período de estiagem acompanhado de altas temperaturas, em dezembro acabou afetando grande parte das lavouras de soja do estado o que deve provocar uma pequena frustração de safra. Os dados da Conab reforçam essa avaliação. Em dezembro, o levantamento do órgão apontava que a produção sul-mato-grossense poderia chegar a 6,243 milhões de toneladas e no relatório de janeiro essa estimativa foi revisada para baixo, em 192 mil toneladas.
Mato Grosso do Sul deve 6,061 milhões de toneladas de soja na safra 2012/2013 (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)Mato Grosso do Sul deve 6,061 mi de t de soja na safra 2012/2013 (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)

Mesmo com a produção pouco abaixo do esperado, Dalpasquale comemora os indicativos de uma safra recorde no estado e a manutenção de bons preços para o produtor. Conforme ele, a saca está sendo comercializada no patamar de R$ 55 o que representa um valor 30,9% maior do que os cerca de R$ 42 do início da colheita no ciclo anterior.

Com essa valorização, o presidente da Aprosoja/MS comenta que cerca de 45% da safra que está sendo colhida no estado já foi vendida antecipadamente pelos produtores, que aproveitaram os recursos e investiram principalmente na compra de insumos para o próximo ciclo produtivo.

Esse foi o caso de Carlos Antonio Brauner, proprietário da área de 330 hectares, onde foi aberta oficialmente a colheita nesta quarta-feira. O agricultor, que somando todas as suas áreas tem 2,5 mil hectares cultivados com soja, vendeu antecipadamente 40% de sua safra em razão dos bons preços do mercado.

Brauner revela que vai concluir a colheita da soja e já iniciar o plantio da safrinha de milho. Assim como na oleaginosa, ele vai apostar em variedades super precoces para iniciar a colheita do grão já no mês de junho.