O secretário de direitos econômicos do Ministério da Justiça, Vinícius Carvalho, disse que vai investigar a concentração de mercado pela JBS em Mato Grosso do Sul. Vou tomar duas medidas de curto prazo, explica.
Para definir possíveis medidas contra o frigorífico, Carvalho informou que vai abrir inquérito setorial para apurar possíveis condutas anti-competitivas que estejam acontecendo no setor.
A segunda medida é em relação aos casos de fusão e compra, que serão analisados pelo Conselho Administrativo de Direitos Econômicos (Cade). Vai ser verificada a necessidade de compensações pelos danos ao mercado, finaliza Carvalho. A aquisição do frigorífico Independência pelo JBS foi o chamariz da discussão.
Medidas como exigir que a planta não funcione na capacidade máxima ou mesmo proibir a aquisição foram debatidas, mas o secretário antecipou: Não quero tirar conclusão precipitada se há ou não irregularidade. Depois do inquérito vamos ter uma conclusão embasada, argumenta, dizendo que as investigações devem ser concluídas até o fim do ano.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.