Publicado em 10/09/2020 às 08:01, Atualizado em 09/09/2020 às 21:34

Ministério da Justiça notifica produtores e supermercados a explicarem alta de alimentos

Preço do arroz é o que mais chama a atenção

Redação,

Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou, nesta quarta-feira (9), produtores de alimentos e representantes de supermercados a justificarem a alta nos preços de alimentos que compõem a cesta básica.

A Secretaria Nacional do Consumidor deu prazo de cinco dias para que a Associação Brasileira de Supermercados e associações de produtores expliquem a hipervalorização dos alimentos.

Segundo o G1, um dos questionamentos foi em relação ao preço do arroz. Assim que as argumentações chegarem, a Senacon vai apurar se houve abuso ou infração ao direito dos consumidores. Ainda segundo o site, a multa pode ultrapassar R$ 10 milhões.

"O aumento de valores foi notado especialmente em relação ao arroz que, apesar dos positivos volumes produtivos da última safra, sofreu diminuição da oferta no contexto global, o que ocasionou elevação no preço", diz o governo.

Em nota, a secretária nacional do Consumidor, Juliana Domingues, disse acreditar na necessidade de se identificar as causas do aumento para se decidir sobre medidas adequadas para conter os avanços no preço.