Buscar

03/08/2016 às 08:28, Atualizado em 03/08/2016 às 10:00

Mais de 20% das lojas fecharam as portas nos últimos 18 meses, diz CNC

Os dados são da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo)

Mais de 20% dos estabelecimentos comerciais que trabalham com mão de obra formal fecharam as portas no Brasil nos últimos 18 meses.

Os dados são da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), que estima um aumento desse número até o final do ano.

Entre janeiro de 2015 e junho de 2016, 170 mil estabelecimentos encerraram suas atividades, segundo a confederação, que considera o número de lojas que possuem funcionários como carteira assinada. Cerca de 50 mil são hipermercados e supermercados.

No primeiro semestre de 2016, o país perdeu 68 mil estabelecimentos comerciais, número um pouco inferior aos 73 mil verificados no segundo semestre de 2015. A confederação espera um segundo semestre melhor neste ano, mas ainda assim com dados negativos.

A CNC também afirma que vê sinais de reação de alguns setores do comércio desde o afastamento da presidente Dilma Rousseff, em maio, principalmente por causa da estabilização nos indicadores de confiança, mas avalia que ainda é difícil estimar quando o setor voltará a crescer.

"O consumo vai demorar um pouco mais para se recuperar, porque o emprego é a última variável que se ajusta", afirma o chefe da Divisão Econômica da CNC, Carlos Thadeu de Freitas.

(Com informações da Folha Press).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.