Publicado em 25/08/2015 às 08:18, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Indústria em MS estima fechar 8 mil postos de trabalho com reonerações da folha

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Correio do Estado

O setor industrial de Mato Grosso do Sul deve fechar mais 8 mil postos de trabalho com a aprovação da lei que reduz as desonerações da folha de pagamento e atingir a marca de 20 mil empregos fechados neste ano. A estimativa é da Federação das Indústrias do Estado (FIEMS), com base no levantamento do Radar Industrial, que ainda projeta que os setores industrial e comercial vão precisar desembolsar cerca de R$ 900 milhões a mais em tributos para a União por ano. 

O Projeto de Lei 57/2015 aumenta a contribuição previdenciária que as empresas têm de pagar ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A proposta foi aprovada pelo Senado na semana passada, com voto favorável de três representantes da bancada estadual: Delcídio do Amaral (PT), Waldemir Moka (PMDB) e Simone Tebet (PMDB). O texto ainda precisa ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff. São 56 setores afetados.

O presidente do Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção do Estado), Amarildo Miranda Mello, afirma que a redução do emprego no setor poderá ser de até 20%.“Nós vemos que o Governo não investe em empreendedorismo, não investe em quem produz. Ele vai dobrar a contribuição ao INSS e, com isso, vamos agravar ainda mais o nível de desemprego no Estado e no país”, frisa.