Publicado em 24/11/2015 às 09:21, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Crise triplica pedidos de recuperação judicial de empresas

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Correio do Estado

Agravamento da recessão econômica e dificuldades das empresas em manter o fluxo de caixa e ao mesmo tempo arcar com aumento dos custos de produção fizeram aumentar em 370% o número de pedidos de recuperação judicial em Mato Grosso do Sul de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme dados do Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, enquanto em 2014 foram seis solicitações requeridas à Justiça no Estado, neste ano o número saltou para 22 requerimentos. 

Quando considerada a quantidade de pedidos deferidos — situação em que o processo foi analisado pelo juiz e a empresa deverá apresentar plano de recuperação para então ser decidida ou não a concessão do pedido —, o crescimento foi de 225%, de oito para 19 solicitações. Neste ano, uma recuperação judicial foi aprovada no Estado, o mesmo número registrado no ano passado. A única recuperação judicial de 2015 até agora foi concedida no mês de outubro.

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações também aponta que cinco empresas ingressaram com pedido de falência na Justiça de janeiro a outubro deste ano, contra seis no ano passado. Enquanto em 2014 nenhum pedido foi concedido, neste ano foi decretada falência de uma empresa.