Buscar

18/11/2016 às 11:00, Atualizado em 18/11/2016 às 09:39

Uems é contra projeto de mudança de nome

A proposta foi apresentada pela deputada Antonieta.

Cb image default
Divulgação

A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) se posicionou contrário a mudança de sua nomenclatura, conforme proposto pela deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB) na semana passada, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa.

A iniciativa, segundo a autora do Projeto de Lei 206/2016 é de homenagear o historiador Hildebrando Campestrini, morto em 7 de novembro, como nome da Instituição de ensino.

Nesta quinta-feira, a assessoria de imprensa da Uems divulgou nota alegando ser contra a medida - confira abaixo.

Entre as justificativas pela medida, está o fato da Universidade sequer ter sido consultada pela parlamentar para tal proposta apresentada.

Outro ponto citado é a ausência de ligação de Campestrini com a Instituição. "Todavia, ainda que houvesse tal ligação, a Universidade goza de autonomia, garantida pela Lei, para levar a cabo encaminhamentos dessa natureza", destaca o material.

Por fim, a nota reafirma rejeitar tal mudança e informa que o reitor, Fábio Edir Santos, já se manifestou a respeito do assunto com o presidente da Assembleia, deputado estadual Junior Mochi (PMDB) e fará o mesmo em relação a parlamentar.

Veja nota na íntegra:

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio dessa nota, manifesta-se contrária à proposta de mudança do nome da Instituição para "Fundação Hildebrando Campestrini", conforme consta no Projeto de Lei 206/2016 apresentado pela deputada Antonieta Amorim. Destaca-se que a Universidade não foi consultada previamente a respeito da proposição.

Embora seja reconhecida a contribuição intelectual do homenageado para Mato Grosso do Sul, sua história não teve uma ligação direta com a história desta Universidade. Todavia, ainda que houvesse tal ligação, a Universidade goza de autonomia, garantida pela Lei, para levar a cabo encaminhamentos dessa natureza.

De acordo com a Lei nº 2.583/2002, artigo 1º, a UEMS goza de autonomia didático-científica e administrativa. Diante do que estabelece a Lei, a Universidade rejeita a proposta de mudança em sua nomenclatura, embora destaque, também, o devido respeito à deputada propositora do Projeto de Lei, bem como a todos os parlamentares que representam a população sul-mato-grossense na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, já manifestou a posição institucional ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi, e o fará novamente à assessoria parlamentar da deputada em agenda marcada para hoje (18).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.