Buscar

26/09/2016 às 20:00, Atualizado em 26/09/2016 às 19:19

TSE recebe mais de 32 mil denúncias de irregularidades

As denúncias foram realizadas pelo aplicativo Pardal, qualquer cidadão pode denunciar candidatos e partidos políticos.

A Justiça Eleitoral recebeu 32.070 pelo aplicativo Pardal, que permite denúncias de propaganda eleitoral nas ruas, internet ou veículos de comunicação. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de agosto, logo após o início da campanha. O primeiro turno das eleições municipais acontece no próximo domingo (2), a partir das 8h.

De acordo com a Agência Brasil, qualquer pessoa pode denunciar irregularidade praticada por candidatos e partidos políticos por meio de áudios, vídeos ou fotos. O material é encaminhado para análise do Ministério Público Eleitoral, que avalia a consistência das informações recebidas e pode formalizar denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

É possível denunciar também compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares. As denúncias que envolvem a propaganda eleitoral somam 51,93% dos registros. Foram desenvolvidos outros 10 aplicativos para smartphones e tablets com a ideia que os eleitores participem mais do processo eleitoral deste ano. Nas eleições 2014, quatro aplicativos foram colocados à disposição dos eleitores.

Fonte - CapitalNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.