Buscar

28/10/2020 às 15:02, Atualizado em 28/10/2020 às 15:19

TSE envia Exército a cinco cidades da fronteira em MS para garantir segurança nas eleições

Cinco municípios receberão reforço das Forças Armadas para o primeiro turno

Cb image default
Divulgação

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou o envio de tropas das Forças Armadas para cinco cidades na fronteira de Mato Grosso do Sul para a garantia da segurança, no primeiro turno das eleições – marcado para 15 de novembro.

A segurança será reforçada nos municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Caarapó e Ponta Porã, sendo que nessa última serão duas zonas eleitorais atendidas: a 1ª e 52ª.

A autorização foi concedida durante julgamento nessa terça-feira. Os ministros da Corte deferiram requerimentos já aprovados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos governos estaduais para atuação da Força Federal em 348 localidades em sete estados brasileiros.

Segundo ressaltou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, durante o julgamento, o objetivo desse auxílio é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma “ordeira e tranquila”.

“Os pedidos são para garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e apuração dos resultados do primeiro turno das eleições em diversos estados. Ficou justificado o uso das tropas federais nas localidades indicadas pelos TREs, em razão dos históricos de conflito em pleitos anteriores, reduzido efetivo da Polícia Militar, necessidade de assegurar a integridade física e dos cartórios eleitorais, além da distância e acesso dificultoso entre as localidades”, afirmou o presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.