Buscar

24/01/2022 às 06:30, Atualizado em 23/01/2022 às 18:05

Seca esta amedrontando moradores de assentamentos de Batayporã e região

Vários lagos já secaram e peixes também estão morrendo

Cb image default
A Lagoa na região do assentamento Mercedina esta secando e os peixes morrendo.Foto cedida ao Nova Noticias por um morador daquela região

O forte calor nos últimos meses na região do Vale do Ivinhema, bem como em boa parte do estado e pais, tem deixado os moradores da zona rural de Batayporã em estado de alerta.

A falta de chuva e a alta temperatura deixou a vegetação seca, vindo a provocar inúmeros prejuízos. Nesse período, a falta de água para o abastecimento do rebanho existente nas pequenas propriedades também está sendo prejudicada.

Neste final de semana, o Portal Nova Noticias, recebeu várias imagens de um morador de Batayporã, onde ele relata que além dos lagos existentes nas proximidades dos assentamentos Mercedina e São João, os peixes também estão morrendo.

De acordo com o relato, uma lagoa enorme que existia na divisa com a Fenda Primavera, secou. “Nem lama existe mais lá”, lembrou. “A outra, próximo da Jaguarete, perto da propriedade do meu também esta secando e os peixe estão morrendo”, disse o morador

Cb image default
Lagoa existente no Assentamento Mercedina, em Batayporã.Foto cedida ao Nova Noticias por um morador daquela região

Nova Andradina

O flagelo da seca também atingiu algumas propriedades na região do Assentamento Casa Verde. De acordo com uma internauta, o desespero também chegou naquela região com a falta de chuva. Ela disse em um comentário no Instagram que será preciso vender alguns de seus animais devido à estiagem e a seca.

Conforme informações que chegaram na redação do Nova Noticias, o cenário em algumas propriedades é desolador, com dezenas de córregos, rios e lagoas esturricados. E a situação preocupante da crise hídrica pode piorar mais ainda.

Quem também esta sofrendo com a estiagem na região do Vale do Ivinhema é o produtor de soja. Existe plantação que está com a sua produção comprometida em mais de 70%. De acordo com um produtor ouvido pela reportagem, o prejuízo nesta safra será enorme.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.