Buscar

22/03/2019 às 11:30, Atualizado em 22/03/2019 às 09:28

Polícia Militar inicia o Programa “Ronda Escolar” em Nova Andradina

O modelo do Programa “RONDA ESCOLAR” será aperfeiçoado em conjunto com direção, professores, alunos e pais.

Cb image default
Divulgação Polícia Militar

O 8º Batalhão, através do efetivo local, iniciou na última segunda-feira, dia 18 de março. o Programa “RONDA ESCOLAR” no município de Nova Andradina, modalidade de policiamento que consiste no atendimento à comunidade escolar com equipe técnica e especializada, atendendo assim um antigo anseio dos munícipes.

O Programa “RONDA ESCOLAR” é um conjunto de ações realizadas pelas equipes da Polícia Militar composto por uma dupla de policiais militares especializados, que realiza as visitas técnicas e a Radiopatrulha que realiza o policiamento preventivo e o atendimento de ocorrências no âmbito dos estabelecimentos.

A dupla policial militar realizará visitas técnicas e especializadas com o intuito de estreitar contato com a comunidade escolar e identificar os problemas existentes, atuando com todos os atores (direção, professores, alunos, pais e policiais militares), buscando a resolução conjunta de forma a aumentar a segurança, a qualidade do convívio, prevenindo ilícitos nas escolas e adjacências e eventualmente atendendo ocorrências.

Durante as visitas serão realizados relatórios de vulnerabilidade a fim de subsidiar ações necessárias a resolver ou minimizar os problemas existentes. A comunidade será ouvida e auxiliará tanto na identificação, quanto na resolução das dificuldades encontradas.

Nessas primeiras semanas os policiais militares estarão cadastrando toda a comunidade escolar de forma a melhorar a comunicação e o entendimento do programa para apresentar os objetivos e a finalidade do policiamento. O modelo do Programa “RONDA ESCOLAR” será aperfeiçoado em conjunto com direção, professores, alunos e pais.

Em momento social conturbado no qual vivemos, a Polícia Militar busca proporcionar mais uma modalidade de policiamento para agregar mais qualidade a segurança pública, principalmente na proteção de nossas crianças e adolescentes, sem esquecer dos nossos professores que são o esteio, juntamente com os policiais, de uma sociedade em constante aperfeiçoamento.

O comandante do 8º BPM lembra que foi um compromisso assumido ainda durante a assunção do comando e que nesta data cumpre com muita honra: “Acreditamos que somente com a aproximação entre a polícia e a comunidade conseguiremos cumprir nosso mister constitucional. Ombreando Segurança Pública e Educação buscamos exercer em conjunto dois papéis fundamentais do Estado Democrático de Direito. Essas são as diretrizes do nosso Secretário de Justiça e Segurança Pública Drº Antônio Carlos Videira e de nosso Comandante Geral Coronel Waldir Ribeiro Acosta”.

O comandante finaliza citando o poeta Castro Alves: “Nem cora o livro de ombrear co’o sabre, Nem cora o sabre de chamá-lo irmão”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.